Polícia Civil lança campanha de enfrentamento e prevenção ao feminicídio
Caminhada, ações sociais e atividades educativas serão realizadas em alusão ao Agosto Lilás
Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), lança nesta segunda-feira (11) a campanha "Nenhuma a Menos". O objetivo é unir a rede de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e a sociedade contra o feminicídio na Bahia.
Durante a campanha, que destaca o rompimento do ciclo da violência como forma de prevenção ao feminicídio, diversas atividades de aproximação com a sociedade serão realizadas na capital e no interior do estado até o dia 26 de agosto. A programação já inicia nesta segunda-feira (11), com um culto ecumênico em memória da delegada Patrícia Jackes.
O ato religioso será realizado às 9 horas, na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira. Representantes religiosos vão participar da cerimônia e trarão mensagens a respeito da união de todos pelo fim da violência contra a mulher. Na oportunidade, será descerrada uma placa em homenagem à delegada, e servidores de todas as Deams da Bahia farão um minuto de silêncio simultaneamente.
Caminhada Contra o Feminicídio
No dia 17 de agosto, acontece uma grande mobilização com a "Caminhada Contra o Feminicídio", do Clube Espanhol ao Farol da Barra, a partir das 7 horas da manhã. A ação, que tem como objetivo mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a quebra do ciclo da violência contra a mulher, envolve todos os órgãos que pertencem à rede de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, além de entidades de defesa da causa e da população.
Durante a caminhada, estão previstos atendimentos multidisciplinares, com atividades físicas e de bem-estar, assistência social e de saúde, acompanhamento das medidas protetivas e do andamento processual, além de uma unidade móvel com atendimento para casos de racismo e intolerância religiosa. A Delegacia Móvel da Polícia Civil também estará de prontidão para atender o público.
A Caminhada Contra o Feminicídio terá a participação e o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), das Secretarias de Políticas para Mulheres (SPM), de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, da Comissão de Proteção aos Direitos das Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil - Bahia (OAB-BA), da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador e da Rede Bahia/TV Bahia.
Deam Itinerante
Nos dias 21 e 22 de agosto, serão realizados atendimentos e abordagens educativas pela Deam Itinerante na Estação da Lapa, com a Delegacia Móvel e a equipe da unidade especializada. No dia 26, encerramento da campanha "Nenhuma a Menos", a Deam Itinerante levará os atendimentos para cidades do interior do estado que não dispõem de unidade especializada. Buscas ativas, monitoramento de medidas protetivas de urgência e atendimentos multidisciplinares também serão realizados.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.