Ponto e Vírgula 04/10/2025
SOBE - Secretaria de Educação, por intensificar combate à evasão escolar com central de monitoramento.
DESCE - Vice-prefeita de Salvador, por fazer doutorado de R$ 203 mil custeado pelo município.
PSD e PT
O deputado federal Antônio Brito (PSD), evitou opinar sobre o impasse que o seu partido vive com o PT da Bahia, em torno da candidatura de reeleição do senador Ângelo Coronel e preferiu acenar para a liderança do senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia. "Olha, eu não tenho dúvida que o senador Otto Alencar vai saber fazer. Eu acabei de dar uma declaração conjunta com ele que onde ele for, eu estou junto. Porque Otto tem essa sensibilidade, já foi o presidente dessa Casa e é um homem que sempre construiu a sua trajetória com muito cuidado. Mas, não é a trajetória individual, é a trajetória de líder que ele é do partido, o maior partido hoje da Bahia".
Pedido negado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento ao mandado de segurança impetrado por ex-dirigentes estaduais do Partido Novo, na Bahia, que buscavam reverter a decisão do Diretório Nacional que havia destituído a antiga gestão no Estado. O grupo alegava irregularidades no ato, mas a Corte considerou improcedentes os argumentos apresentados. Com a decisão, publicada, no último dia 29 de setembro, fica mantida a legitimidade dos atos do Diretório Nacional, que foi responsável por designar uma nova composição para a direção estadual.
Luxo e investigação
O ex-procurador-chefe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho tentou comprar um carro de luxo avaliado em R$ 380 mil pouco mais de um mês depois da operação da Polícia Federal que o afastou do cargo de acordo com relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf), entregue à CPI do INSS, que investiga o esquema de descontos ilegais a aposentados, o ex-servidor solicitou ao banco uma reserva para compra de Audi A5 Sedan Performance S Edition.
Ultimato
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu até as 18h, de domingo (5), 19h no horário de Brasília, o prazo do ultimato dado ao Hamas para que o grupo terrorista responda à proposta do plano do americano para o fim da guerra, na Faixa de Gaza. "Se nesta última chance para um acordo ele não for alcançado, um inferno total, como nunca antes visto, será lançado contra o Hamas", afirmou Trump, ontem (3). "Haverá paz, no Oriente Médio, de um jeito ou de outro", conclui o americano, esta última frase inteira em letras maiúsculas, como é comum em suas publicações em redes sociais.
COP30
O MPF (Ministério Público Federal), afirma que o sistema de saúde de Belém está despreparado para atender ao aumento da demanda nas semanas da COP30, a conferência climática das Nações Unidas a ser realizada, em novembro. A Procuradoria alerta para o risco de um colapso generalizado em prontos-socorros e hospitais da cidade. Em nota enviada a órgãos municipais, federais e estaduais, o MPF recomendou a criação de um hospital de campanha durante a cúpula.
Dosimetria
O Congresso Nacional pode aprovar projeto de dosimetria e diminuir a pena de Jair Bolsonaro (PL) e de outros réus na trama golpista, segundo o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas sua expectativa é de que não faça isso. "O Congresso pode mudar? Pode. Eu particularmente espero que não o faça, porque considero que a lei vigente é boa", afirmou em entrevista após evento em São Paulo. Segundo ele, a punição aplicada ao ex-presidente - de 27 anos e 3 meses - e outros condenados corresponde a parâmetro mundial. Sobre unir crimes para diminuir o tempo de pena, também diz que não há precedente de aprovação no Congresso e de validação no Supremo.
Servidor seguro
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), deu um passo importante para reforçar a segurança de seus servidores. Em decisão publicada, no dia 1º de outubro de 2025, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, acolheu parecer da Comissão Permanente de Segurança e determinou a criação de um grupo de trabalho destinado a regulamentar o cumprimento de mandados judiciais por oficiais de justiça em áreas consideradas de risco ou sob domínio de organizações criminosas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.