Ponto e Vírgula 07/10/2025

Ponto e Vírgula 07/10/2025

SOBE - Conversa entre Lula e Trump, por ser marcada pela diplomacia. 

DESCE - Comportamento inadequado de pais, durante jogos estudantis, pelo péssimo exemplo que deixaram para os filhos. 

NOTA OFICIAL 

A Assembleia Legislativa da Bahia vem a público manifestar que, para que a Casa possa adotar as medidas internas cabíveis, é indispensável o acesso à decisão judicial e aos autos do processo que resultou na decretação da prisão do deputado estadual Binho Galinha, ocorrida na última sexta-feira (3), conforme noticiado pela imprensa. A ALBA informa que recebeu a notificação judicial, mas sem ter acesso à decisão e aos autos do processo, o que levou a Casa Legislativa a solicitar oficialmente a documentação ao Poder Judiciário, e ainda aguarda resposta. 

NOTA OFICIAL I 

A ALBA ressalta que nenhum órgão da Assembleia, seja o Conselho de Ética ou o Plenário, pode deliberar sem o exame prévio desses documentos. Assim que os documentos estiverem acessíveis à ALBA, a tramitação interna poderá ter seguimento. A Assembleia Legislativa da Bahia reafirma seu compromisso com a transparência, a imparcialidade e o pleno respeito ao Estado Democrático de Direito. 

Audiência 

Uma Audiência Pública foi realizada, na manhã de sábado (4), em Feira de Santana, para debater medidas de segurança durante a realização de esportes, nas principais avenidas do município. O evento, aberto ao público, contou com a presença do deputado federal Zé Neto (PT), integrantes do Comando de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPR-L) e lideranças esportistas. Durante o evento, foram discutidos os pontos positivos e os que merecem possivelmente alterações na operação especial já realizada pela Polícia Militar em avenidas como Getúlio Vargas, Fraga Maia, Presidente Dutra, Ayrton Senna e Rubens Francisco Dias, durante a realização de práticas esportivas como corrida e caminhada. 

Avanço

Com PT e PL voltados para as eleições presidenciais e com a meta de ampliar suas respectivas bancadas, no Senado, partidos do centrão ganham musculatura nos estados e se movimentam para obter terreno, na disputa pelos governos estaduais. Faltando um ano para as eleições, marcadas para 4 de outubro de 2026, partidos como PP, União Brasil e Republicanos caminham para ter um número recorde de candidatos a governador. O cenário é resultado do fortalecimento dessas legendas, que aumentaram suas bancadas, no Congresso Nacional, com consequente ampliação das verbas milionárias dos fundos partidário e eleitoral. 

Muito boa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a ligação com o presidente Lula (PT), foi "muito boa" e disse que vários assuntos foram discutidos, mas o principal foram economia e comércio. Os dois líderes se falaram ao telefone, na manhã de ontem. Segundo o Planalto, Lula pediu que Trump retire o tarifaço imposto pelo republicano ao Brasil. O petista também solicitou que Trump suspenda "medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras". 

Popularidade 

A aprovação na Câmara da proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda foi comemorada pelo Palácio do Planalto como um marco na agenda econômica e social do governo Lula (PT). A medida deve ser explorada politicamente pelo presidente, que busca consolidar sua imagem de aliado das classes menos favorecidas em meio à aproximação da disputa eleitoral de 2026. Confirmada a aprovação pelo Senado Federal, o governo Lula levará ao ar uma campanha publicitária destacando a isenção para quem ganha até R$ 5.000 mensais e a taxação dos mais ricos como prova de que trabalha por um "Brasil mais justo". 

Custódia 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), publicou a Portaria Conjunta CGJ/ CCI nº 04/2025, assinada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro. O ato estabelece a realização de inspeções presenciais em delegacias e unidades policiais da capital e do interior, entre os dias 1º e 15 de outubro de 2025, com o objetivo de identificar se essas unidades se enquadram no conceito de estabelecimentos de privação de liberdade. 

Caiado e Ciro 

A reação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à declaração do senador Ciro Nogueira (PP-PI), sobre os supostos dois únicos candidatos viáveis contra Lula (PT), repercutiu positivamente na direita. Em entrevista ao O Globo, Ciro disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já escolheu quem vai substituí-lo nas eleições de 2026 e que só há duas opções: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/