Ponto e Vírgula 08/02/2024

Ponto e Vírgula 08/02/2024

Sobe - Artistas feirenses por levarem música e alegria para pacientes no Hospital Clériston Andrade.

Desce - Criminosos que furtam cabos de cobre utilizados para o funcionamento dos semáforos.

Entre Lula e Bolsonaro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mostrou-se surpreso com a repercussão sobre a relação institucional que vem estabelecendo com o presidente Lula (PT). Na semana passada, os dois adversários políticos anunciaram, lado a lado, uma parceria para viabilizar a construção do túnel entre Santos e Guarujá, no litoral paulista.

Tropa de choque

Integrantes do PSB mais alinhados a Arthur Lira (PP-AL) e sua tropa de choque se lançaram numa cruzada para que o partido volte atrás na decisão de abandonar o bloco do presidente da Câmara dos Deputados. A decisão do PSB foi vista pelo líder do centrão e seus correligionários como um ataque patrocinado pelo governo Lula (PT). Em conversas com parlamentares, Lira e aliados sinalizaram que haverá retaliação caso a sigla mantenha a decisão de deixar o bloco.

IPCA

A mediana do relatório Focus para a inflação de 2024 ficou estável, após três semanas de queda. Conforme o documento divulgado na terça-feira, pelo Banco Central, o mercado continuou a estimar que o IPCA avance 3,81% este ano, a mesma taxa da edição anterior. Um mês atrás, a projeção era de 3,90%. Para 2025, que também está no foco da política monetária, agora já em maior grau que 2024, a projeção seguiu em 3,50%, pela 28ª semana seguida.

Gafe

O presidente Lula (PT) cometeu uma gafe durante evento no Rio de Janeiro e quase chamou o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), pelo nome do ex-governador Sérgio Cabral (MDB). Em seu discurso, o chefe do Planalto chegou a chamar o aliado pelo primeiro nome do ex-governador, condenado na operação Lava Jato.

Demitido

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi demitido da função de professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) por faltas injustificadas. A determinação é da Controladoria Geral da União (CGU) e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, 7. Com a decisão, o ex-ministro fica impedido de exercer funções de confiança no Executivo federal por 8 anos. Weintraub era professor de ciências contábeis desde 2014, mas já estava com os vencimentos suspensos desde abril de 2023.

Ele voltou

De volta à cena política, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, quer participar de campanhas municipais estratégicas para o PT e acha que o partido precisa "repensar o seu papel" para enfrentar a "força da direita". O movimento para reabilitar Dirceu tem aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas provoca apreensão em alas do PT.

Megaempresários

O presidente Lula (PT) disse que o papel do Estado é atender à população pobre do Brasil, e não megaempresários que "só servem para pedir bilhões". Em evento no Rio de Janeiro, o chefe do Planalto fez um paralelo entre pessoas de baixa renda que compram fiado - isto é, pagam depois - e ricos que pedem empréstimos ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "O pobre é o seguinte: quando ele compra o pão e o leite fiado e ele não pode pagar, ele para de passar na frente da padaria. Ele tem medo de falarem que está devendo", disse Lula. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/