Ponto e Vírgula 08/03/2023

Ponto e Vírgula 08/03/2023

Sobe - Mulheres que, apesar das dificuldades, estão resistindo ao preconceito e discriminação para transformarem a história.

Desce - Pessoas que burlam a legislação para receberem benefício do Bolsa Família mesmo estando fora do perfil econômico para tal.

Fórum de governadores

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da reunião do Fórum de Governadores, grupo de trabalho permanente dos gestores dos 27 estados brasileiros. Durante o encontro, que aconteceu virtualmente, os chefes de estado conversaram sobre a recomposição fiscal e a compensação de receitas perdidas a partir da redução do ICMS sobre os combustíveis. Os gestores dialogam desde o começo do ano para a construção de um acordo entre os estados e o Governo Federal.

Denúncia

"São muitas denúncias e cobranças em áreas prioritárias para a população e a desculpa (da Prefeitura) é sempre atraso na licitação", disse na Câmara, o vereador Professor Ivamberg (PT), sobre reportagem divulgada ontem, em rede nacional, pela TV Record, mostrando um quadro caótico nas escolas municipais. "E como ficam as pessoas que precisam do serviço?", indagou, em pronunciamento, na Tribuna da Câmara. A reportagem, que abordou as condições de uma escola, no distrito de Jaguara, revela, segundo Ivamberg, "descaso do Governo Municipal com a educação". Ele ressaltou o "ambiente insalubre" da unidade de ensino, que conforme o veículo de comunicação, ocupa um espaço onde funcionava um açougue.

Coaraci

Na sessão de ontem (7), a vereadora de Coaraci, Nubia (PP), foi vítima de boicote por parte dos vereadores da oposição. A vereadora usou a tribuna para fazer um discurso sobre o empoderamento, já que março é o mês da mulher. Mas, lamentavelmente os vereadores da oposição se retiraram da sessão. Resta saber como a sociedade vai assimilar a postura dos vereadores da oposição.

Combate

O Ministério do Trabalho e Emprego confirmou que pretende reestruturar a política nacional de combate ao trabalho semelhante à escravidão. Questionada, a assessoria da pasta informou que a intenção é fortalecer a fiscalização para identificar e coibir a exploração criminosa da mão de obra no país. A proposta veio a público em meio à repercussão do caso envolvendo 207 trabalhadores terceirizados que prestavam serviços a vinícolas de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Cassação

O vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel, foi notificado da abertura do processo de cassação de mandato, no início da última sexta-feira (3). A Comissão Processante, que apura o caso, entregou a ele uma cópia do documento, que contém quatro denúncias por suposta quebra de decoro parlamentar, no discurso feito contra os baianos, na última terça-feira (28), na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Contando a partir do dia de recebimento, o vereador tem o prazo de dez dias para apresentar defesa prévia por escrito, indicar as provas que pretende produzir e listar no máximo dez testemunhas.

Combate

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu que o combate ao extremismo e ao discurso de ódio deve se tornar política de Estado. A manifestação foi feita durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo. Criado no último dia 22, o GT reúne representantes do governo federal, pesquisadores, especialistas de várias áreas, comunicadores e influenciadores digitais, dentre outros, e tem como competência a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema.

2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que vai concorrer às próximas eleições no Brasil, em 2026, durante o Conservative Political Action Conference (CPAC), maior evento de conservadores do mundo, que acontece em Washington DC. Durante o seu discurso, criticou a esquerda e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também chamou a também ex-presidente Dilma Rousseff de comunista. "Jamais esperava ser presidente do Brasil, mas quando vi uma comunista ser reeleita no meu País, resolvi enfrentar esse desafio", disse. "Eu sinto lá no fundo que essa missão ainda não acabou", emendou.

Federação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que estão avançadas as negociações em torno da formação de uma federação entre o partido dele, o União Brasil, e o PP. "A gente percebe que o sentimento majoritário, tanto no União quanto no PP, é que possa formalizar a federação. Acho que é muito importante para os dois partidos se fortalecerem e montarem uma bancada de mais de 100 deputados (federais), que possa ter uma independência e uma autonomia ainda maior no Parlamento, para se posicionar diante das matérias", disse Bruno Reis. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/