Ponto e Vírgula 08/12/2021

Ponto e Vírgula 08/12/2021

Sobe - PF, por investigar suposto superfaturamento de R$130 milhões em impressão de provas do Enem.

Desce - Lideranças do interior, que se apropriam de servidores dos Municípios para alavancarem força e se apresentarem como condutores de votos para candidatos de fora.

Recursos

O prefeito Colbert Martins (MDB), esteve em Brasília, na segunda-feira (6), à noite, e ao chegar, foi direto para a Comissão do Orçamento, para tratativas na segunda e terça (7), para amealhar recursos para Feira de Santana. Ontem, fechou definitivamente as emendas para o orçamento do próximo ano.

Comprovação

Todos os servidores públicos municipais da Câmara Municipal de Feira de Santana - concursados, nomeados, contratados, inclusive os terceirizados e estagiários - terão que apresentar, a partir desta quarta (8), a comprovação de vacinação contra a COVID-19 ao setor de Recursos Humanos da Casa. A determinação consta da Portaria 369/2021, e determina, conforme a medida, que o servidor público não poderá escolher o imunizante que receberá, devendo ser vacinado com aquele que a Secretaria Municipal de Saúde ofertar.

Cancelada

A quarta oitiva da CPI da Saúde, da Câmara Municipal de Feira de Santana, que aconteceria na tarde de ontem (7), foi cancelada. Segundo o relator da CPI, vereador Professor Ivamberg (PT), a IMAPS emitiu um comunicado de que o funcionário convocado estaria de atestado e por isso impossibilitado de comparecer. O petista lembrou que esta é a segunda vez que a empresa é convocada e não comparece e ressaltou que se o comparecimento não for por livre e espontânea vontade, será por condução coercitiva.

Viabilidade eleitoral

A possibilidade do Republicanos lançar o ministro da Cidadania, João Roma, como candidato a governador da Bahia, na eleição do próximo ano, não está descartada pela Executiva da legenda, de acordo com o jornal Tribuna da Bahia. Entretanto, o partido quer que o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) mostre ter viabilidade eleitoral. Caso contrário, a agremiação política deve, de fato, apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto.

No nordeste

Em busca de popularidade, o presidente Jair Bolsonaro (PL) intensificou suas agendas na região Nordeste em 2021. Até o fim de agosto deste ano, foram 77 deslocamentos nacionais, sendo 17 para o Nordeste. No mesmo período de 2020, foram apenas sete viagens para a região. A alta foi de 142%.

PP

Ontem (7), o presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD) afirmou que a chapa para a disputa do pleito eleitoral de 2022 já está desenhada, faltando costurar apenas como o PP, sigla do vice-governador João Leão, será acomodada. "Wagner candidato a governador, Otto ao senado e tem que ver como vai acomodar o PP", disse.

Caso triplex

O Ministério Público Federal reconheceu a prescrição da pretensão punitiva no caso triplex do Guarujá, se manifestando à Justiça Federal de Brasília pelo arquivamento da ação contra o ex-presidente Lula. Em peça de 16 páginas datada ontem (7), a procuradora Márcia Brandão Zollinger apontou a extinção da punibilidade do petista com relação aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que lhe foram imputados - assim ele não poderá ser acusado dos mesmos novamente.

Impeachment

O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, um dos autores do processo que levou ao impedimento de Dilma Rousseff (PT), vai protocolar hoje (8), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (PL). A petição será baseada nos crimes apontados pela CPI da Covid, que encerrou os trabalhos em outubro deste ano.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/