Ponto e Vírgula 09/10/2025

Ponto e Vírgula 09/10/2025

SOBE - Senar Bahia, por abrir 120 vagas para cursos técnicos gratuitos, em Feira de Santana. 

DESCE - Integrantes da 'Máfia dos concursos', esquema que cobrava até meio milhão de reais por vaga. 

Binho Galinha 

A Assembleia Legislativa da Bahia marcou para amanhã, às 10h, a sessão plenária que decidirá o destino do deputado Binho Galinha (PRD). Os parlamentares irão deliberar se o colega será solto ou mantido preso, conforme prerrogativa constitucional validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O clima do momento, segundo apurou o Política Livre, é de "empate técnico". A expectativa também é de quórum baixo, por conta do dia incomum para deliberações. Nem mesmo na condição de anonimato os parlamentares têm revelado o voto, que será secreto na sessão de sexta. Mas todos os ouvidos pelo Política Livre disseram que qualquer resultado é possível. O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), ainda não fez orientação à bancada sobre o tema, assim como o comandante da oposição, Tiago Correia (PSDB). 

Expulsão

O comando nacional do União Brasil decidiu, ontem, punir Celso Sabino, em função da permanência dele no governo Lula, no qual ocupa a pasta do Turismo. O partido anunciou no mês passado o desembarque da gestão petista. A legenda abiu um processo de expulsão, com envio do caso ao Conselho de Ética, para análise em 60 dias; dissolveu o diretório do Pará, controlado por Sabino; e afastou-o de toda atividade partidária. Ele era integrante da executiva nacional e do diretório nacional. A decisão pela punição ocorreu durante uma reunião realizada na manhã, de ontem, com membros da executiva nacional do União Brasil convocados pelo presidente da legenda, Antônio Rueda. 

Arquivamento 

O relator da representação movida contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados defendeu o arquivamento do caso. Logo após a leitura do voto, parlamentares pediram vista (mais tempo para análise) do processo, adiando o desfecho. A posição do relator, pelo arquivamento, ainda precisará ser analisada pelo colegiado. A representação que pede a perda do mandato de Eduardo foi apresentada pelo PT, pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pelo deputado Paulão (PT-AL). 

Sala VIP por R$ 1,5 milhão 

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu, por unanimidade, cancelar o contrato para a construção de uma sala VIP, no aeroporto de Brasília para uso exclusivo de seus 27 ministros. Segundo o tribunal, a decisão se deu por não haver mais "necessidade de uso do espaço, assim como pela possibilidade de cancelamento do contrato assinado, sem prejuízo para a administração". O plano da obra e a contratação dos serviços foram revelados pela Folha, em agosto. A determinação pelo cancelamento do contrato foi assinada pelo presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, que assumiu o comando da corte em setembro com discurso de contenção de gastos. 

Otto, Wagner e Coronel 

Os senadores baianos Otto Alencar (PSD), Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), retornarão a Salvador, no avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles participam junto com o mandatário da República da inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari, na quinta-feira (09). De Camaçari, Lula segue com a comitiva para Maragogipe, no Recôncavo Baiano, onde fará uma visita ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu. A expectativa é que durante a viagem haja algum alinhamento com o presidente Lula sobre a chapa ao Senado de 2026, que tem três nomes disputando duas vagas. 

Câmera na farda 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), recomendou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e aos comandos das Polícias Civil e Militar medidas que aprimorem a política de uso das câmeras corporais operacionais (CCOs), pelas forças de segurança pública do Estado. Expedida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e 5ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial da capital, a recomendação foi publicada, ontem, 8, no Diário de Justiça Eletrônico. 

Integração social e combate ao crime 

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Paulo Schoucair, destacou, durante o Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre), que a segurança pública, a equidade racial e a defesa dos povos indígenas e das mulheres estão entre as prioridades de sua atuação no órgão. Em seu segundo mandato no CNJ, Schoucair afirmou que participar do conselho é a "realização de um sonho" e reforçou que o Judiciário tem buscado avançar em pautas centrais para a sociedade. Representante do Ministério Público no CNJ, Schoucair ressaltou que o combate às facções criminosas é uma das principais frentes de atuação da atual gestão. Segundo ele, a preocupação reflete um anseio nacional e é especialmente sensível para a Bahia.  

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/