Ponto e Vírgula 09/11/2024

Ponto e Vírgula 09/11/2024

Sobe - Campanha outubro rosa por agendar mais de 1,6 mil mamografia. 

Desce - Homens que não buscam informações prévias sobre câncer de próstata. 

Arborização

Cento e oitenta dias, é o prazo estipulado, em lei, para que a Prefeitura execute algumas das normas previstas no Plano de Arborização Urbana do Município. O alerta é do vereador Professor Jhonatas Monteiro (PSOL), que em pronunciamento na Câmara, esta semana, tratou da recente publicação, no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura, do Decreto nº 13.663, colocando o documento em vigor. Ele garantiu que irá fiscalizar a implantação das novas regras: "Nos manteremos vigilantes". A criação e instituição deste instrumento foi alvo de intensa cobrança do seu mandato, nos últimos anos, inclusive através de requerimento aprovado pelo plenário e encaminhado ao Poder Executivo questionando a ausência do Plano, que define diretrizes e estratégias para o planejamento, implantação, reposição, expansão, manejo e manutenção da arborização e áreas verdes urbanas. 

Justificar 

Eleitores que não compareceram às urnas, no segundo turno das Eleições Municipais de 2024, têm até o dia 7 de janeiro de 2025, para justificar a ausência. Já aqueles que não votaram no primeiro turno têm até 5 de dezembro de 2024 para regularizar a situação. A justificativa deve ser feita apenas para o turno em que o eleitor não compareceu, e é válida somente para quem esteve fora de seu domicílio eleitoral no momento da eleição. 

UPB 

Candidato a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito reeleito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), afirmou já ter o apoio de quase 170 gestores eleitos ou reeleitos, no pleito de outubro, em torno no seu nome. Após se reunir com lideranças do extremo-sul do Estado, o prefeito angariou o apoio de gestores do norte da Bahia, incluindo nomes importantes como o prefeito de Juazeiro, Andrei da Caixa (MDB). "Nossa candidatura, que começou cedo, está caminhando bem, crescendo a cada dia, com novos apoios de prefeitos de todas as regiões e dos mais diversos partidos. O sentimento é que possamos seguir fortalecendo a UPB e as bandeiras municipalistas", disse Phellipe, ao Portal A TARDE. 

Reeleição 

O Palácio do Planalto já começou a discutir um plano para uma possível reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para 2026. "Ele vai ser empurrado politicamente para ser candidato", disse. Entre os ministros, a discussão gira em torno de se ele iria querer ser mais uma vez presidente do país. Segundo opiniões, caso não seja ele, a chance de derrota nas urnas para outro candidato será ampliada. 

Rio de Janeiro

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendeu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a cassação mandatos do governador do Rio de Janeiro, Claúdio Castro (PL), do seu vice, Thiago Pamplona (MDB), e ainda do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Rodrigo Bacellar (União). A manifestação faz parte de um recurso no qual o órgão pretende reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que em maio deste ano, absolveu Castro e outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Ceperj.

Relações comerciais 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos "têm tudo para crescer", mesmo após a eleição de Donald Trump, conhecido por sua postura protecionista, à presidência dos EUA. De acordo com Alckmin, as relações comerciais entre Brasil e EUA são de Estado e não pessoais. "O Brasil tem uma tradição de amizade e de complementação econômica com os EUA que, eu tenho certeza, tem tudo para crescer. É um ganha-ganha", disse Alckmin. A fala de Alckmin ocorreu durante uma entrevista a jornalistas após o lançamento do programa Raízes Comex, que busca promover a inclusão e o crescimento de empresas lideradas por pessoas negras no comércio exterior brasileiro. 

Cortes de gastos 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se novamente pela manhã, com ministros das áreas econômica e de outros setores para discutir as medidas de corte de gastos que pretende implementar. As atividades foram interrompidas por volta das 13h e devem continuar às 15h30. Com o prolongamento das discussões sobre contenção de despesas, alguns ministros tiveram que cancelar compromissos previstos para a tarde. Lula convocou para o encontro, no Palácio do Planalto os ministros que participaram da junta de execução orçamentária (JEO), órgão que assessora o presidente nas políticas fiscais e de outras áreas. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/