Ponto e Vírgula 10/03/2023

Ponto e Vírgula 10/03/2023

Sobe - Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres por incentivar a quebra de silêncio e resgatar mais de 500 mulheres da violência doméstica ano passado.

Desce - Homens que, além de agredirem mulheres, ainda chegam a culpar a vítima pelas atitudes.

Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), está internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, para se recuperar de uma cirurgia de emergência no aparelho digestivo. No fim de fevereiro, o ministro foi internado para o fechamento de uma hérnia incisional, consequência de uma cirurgia anterior. Mesmo diante dos novos procedimentos, a assessoria diz que a recuperação de Roberto Barroso "segue dentro do esperado".

Joias

O caso das joias sauditas trazidas envolvendo o governo Jair Bolsonaro pode virar uma CPI. Os deputados Rogério Corrêa (PT-MG) e Túlio Gadelha (REDE-PE) estão recolhendo assinaturas para protocolar o pedido. O governo já havia manifestado ser contrário à abertura de qualquer CPI relevante no início desta legislatura. Isso porque entende que os trabalhos de um colegiado como esse poderiam atrapalhar o debate da reforma tributária, considerado prioritário. Mas, a orientação mudou.

Federação partidária

A executiva nacional do PSB aprovou ontem (9), o início das negociações para formar uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade. A medida é o primeiro passo para a união das siglas. A decisão foi tomada por ampla maioria em encontro da direção do partido, que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Base

O líder do governo no Congresso Nacional senador Randolfe Rodrigues (Rede P), afirmou ontem (9), que o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP L), está "certo" e que o presidente Lula ainda não tem base suficiente para aprovar Propostas de Emenda à Constituição (PECs). Para aprovar uma PEC na Câmara, são necessários 308 votos. No Senado 49.

Arma

Após desembolsar quase R$ 90 mil em espingardas, a Câmara dos Deputados comprará R$ 739,8 mil, sem licitação, para comprar armamento não letal para equipar a Polícia Legislativa. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Segundo a publicação, o extrato de inexigibilidade de licitação para a aquisição das armas foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (9). Os equipamentos serão comprados da empresa Condor S.A Industria Química.

Arma I

A inexigibilidade de licitação foi justificada pela Câmara com base no artigo da lei que diz que a licitação não pode ser exigida em caso de inviabilidade de competição nacional.

Jerônimo

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve em Brasília, ontem (9), onde participou de reuniões de trabalho com os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Secretaria Geral da Presidência. A comitiva baiana também se reuniu com a direção do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA.

Jerônimo I

Na pauta das agendas a busca por investimentos em agricultura, redução das emissões de carbono, manejo sustentável e preservação do cerrado, revitalização e transposição do Rio São Francisco e o Canal do Sertão. Em seu último compromisso, Jerônimo Rodrigues se reúne com o Embaixador da China no Brasil, Zhu Quinhqiao, com quem tratará dos investimentos chineses no Estado. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/