Ponto e Vírgula 11/10/2022

Ponto e Vírgula 11/10/2022

Sobe - Corrida Kids Boulevard por além de garantir diversão para a criançada, ainda possibilitou um evento inclusivo ao permitir o protagonismo de crianças com deficiência.

Desce - PMs presos por consumir cerveja durante horário de expediente.

Gesto nobre

O suplente de deputado federal Zé Chico (UB), num gesto nobre e inusitado, em Feira, no dia seguinte a eleição, providenciou toda a retirada do seu material de colagem nos espaços que ocupou na cidade. O exemplo poderia ser seguido pelos demais candidatos. Vitoriosos ou não.

Pedido importante

O Ministério Público da Bahia recomendou aos prefeitos dos Municípios de Caldeirão Grande e Ponto Novo que não ameacem e/ou demitam agentes públicos, inclusive terceirizados, por não votarem em candidatos apoiados pelos referidos prefeitos. O MP considerou dois inquéritos civis que apuram as condutas dos prefeitos após as eleições do primeiro turno, no domingo (2). Os mandatários teriam afirmado que os funcionários que não votassem nos candidatos indicados seriam desligados de suas funções. Na recomendação, o MP considerou, ainda, vídeos divulgados nas redes sociais que mostram as falas dos prefeitos. O MP está avaliando quais outras medidas serão tomadas.

Sem perdão

O deputado federal João Roma (PL), que foi candidato ao governo da Bahia na eleição deste ano, descartou a possibilidade de subir no palanque de ACM Neto (UB) e ressaltou que o rompimento com o ex-aliado ainda não foi superado. "O meu adversário na Bahia e no Brasil é o PT. Se o nome disso é apoiar ACM Neto, eu manifestei apoio a ACM Neto. Isso não quer dizer que eu volte a ser aliado de ACM Neto, que tenha superado questões pessoais, que vieram à tona no período eleitoral. Ou que eu vá estar subindo em palanque. Não. Estou fazendo ações do presidente Bolsonaro na Bahia", declarou.

Lula na Bahia

O ex-presidente Lula (PT) teve a presença confirmada em uma caminhada a ser realizada em Salvador, amanhã (12). A caminhada faz parte da campanha de segundo turno de Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo da Bahia.

EBDA

O candidato a governador ACM Neto (UB) reafirmou o compromisso de recriar a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), que foi extinta na gestão do seu adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), quando o petista era secretário estadual de Desenvolvimento Rural. Segundo ACM Neto, com a extinção da empresa, 'milhares de agricultores familiares foram prejudicados pela falta de assistência técnica, que era fornecida pela companhia, assim como o estado deixou de realizar pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias na agropecuária'.

Debate

Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), candidatos à presidência, confirmaram participação no primeiro debate presidenciável do 2º turno das eleições, que acontecerá no próximo domingo (16). O debate, organizado por Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, será transmitido às 20h, pela Band. O 2º turno da eleição será realizado no próximo dia 30.

Abandono

Jerônimo afirma que Bolsonaro 'abandonou' a Bahia e diz que recuperar BRs é 'essencial'. "Nós vamos mudar a cara das nossas BRs. Vamos pedir a duplicação de trechos da BR-116, BR-101. Buscar uma terceira faixa ou uma duplicação ali na BR-242", disse o candidato.

Sem prisões

O prazo que impede que qualquer candidato que disputará o segundo turno seja preso ou detido, salvo em flagrante delito, começará a vigorar a partir deste sábado (15). A determinação do Tribunal Superior Eleitoral é respaldada pelo Código Eleitoral. Com relação ao eleitor, a medida iniciará no próximo dia 25, cinco dias antes da votação.

Redução na Câmara

Na próxima legislatura, a Câmara dos Deputados passará a contar com 19 representações partidárias, o menor número desde 2002. Na última eleição proporcional, em 2018, foram 30 legendas. Com o novo número, as agremiações devem iniciar uma temporada de fusões. O Solidariedade e o PROS decidiram se fundir e formar um novo partido, que manterá o nome Solidariedade. PP e União Brasil podem construir uma nova sigla que será a fiel da balança para a governabilidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/