Ponto e Vírgula 11/10/2025

Ponto e Vírgula 11/10/2025

SOBE - Estado da Bahia, por receber uma das maiores montadoras de veículos do mundo, a BYD. 

DESCE - Ex-prefeito Adriano Silva, de Serrinha, por relatório do TCM apontar irregularidades durante sua gestão, no transporte escolar. 

Seria covardia 

Durante participação, no Fórum Esfera, em Belém (PA), ontem (10), o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou que seria uma 'grande covardia' deixar o comando da pasta neste momento, mesmo sob pressão de lideranças de seu partido. O ministro havia descumprido a determinação do União Brasil de deixar o governo federal e afirmou que ficou "insustentável" permanecer no partido. Como consequência, Sabino teve suas atividades suspensas na legenda, por 60 dias, foi afastado da presidência do diretório do Pará e teve iniciado o processo de expulsão da sigla.

Fantasma 

Uma funcionária fantasma mantida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), passou a acumular outros dois empregos públicos com as funções que deveria exercer no gabinete, mesmo após a Folha, revelar em julho, que ela cursava faculdade em período integral e que chegou a morar em outro Estado enquanto estava contratada para atuar como assessora. Louise Figueiredo de Lacerda é médica nas prefeituras de João Pessoa e Alhandra (PB), cidade a 40 km da capital da Paraíba, e seguia registrada como secretária parlamentar do presidente da Câmara. A exoneração dela passou a constar do site da Câmara apenas após Motta ser questionado pela Folha. 

Conselho Federal da OAB 

A advogada Christiane Gurgel, ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), foi a mais votada na eleição para a formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional destinada à vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5). O pleito, realizado ontem (9), mobilizou advogados em todo o Estado e consolidou o nome de Gurgel como favorito na disputa. Com 5.360 votos, Christiane superou os demais concorrentes. A lista dos mais votados foi completada por Victor Gurgel (4.743 votos), Paloma Peruna (3.895), Mirela Possidio (3.773), Roberto Oliveira (3.367) e Marcos Flávio Rhem (2.985). Agora, a lista sêxtupla será encaminhada ao TRT-5, que formará uma lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela nomeação do novo desembargador. 

Sabatina de Paulo Gonet 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, agendou, para o dia 12 de novembro, a sabatina de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva o reconduziu ao cargo em agosto. Segundo o rito, mesmo sendo mantido no cargo para mais um mandato, Gonet terá que passar por todas as fases que ocorreram quando assumiu a função. A CCJ fará uma sabatina e, posteriormente, o plenário dará o aval final para a recondução. 

Dividiu o PT 

A defesa do ex-ministro José Dirceu à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), dividiu opiniões no PT e motivou críticas públicas, elogios em grupos e constrangimento velado entre integrantes do partido. Em entrevista à BBC Brasil publicada, na segunda-feira (6), Dirceu declarou que o ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão em regime fechado pela atuação, na trama golpista, "não tem condições de ir para a prisão". Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto. Petistas ouvidos pela Folha criticaram, sob reserva, a defesa de Dirceu à prisão domiciliar, no caso de Bolsonaro, e disseram que ela gerou um constrangimento interno. 

Cotado

Um dos nomes cotados para substituir Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas estará com o presidente Lula (PT), em evento pelos 80 anos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), em Roma (Itália). Dantas e o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, vão apresentar na próxima semana, na FAO, um projeto de medição multidimensional da pobreza, proposto por Dantas no ano passado, em Belém, durante a reunião dos tribunais de contas do G20. 

Moraes 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afastou os advogados de Filipe Martins e Marcelo Câmara, réus na trama golpista, e nomeou defensores públicos no lugar. Em nota e vídeo, o advogado Jeffrey Chiquini, que defende Martins, protestou contra o que chamou de arbitrariedade de Moraes. Também foi afastado Eduardo Kuntz, que defende Câmara. Ex-assessor internacional da Presidência, no governo Jair Bolsonaro, Martins enviou um pedido escrito à mão a Moraes protestando contra a decisão de afastar seu advogado e recusando a nomeação do defensor público. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 14 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/