Ponto e Vírgula 12/07/2023

Ponto e Vírgula 12/07/2023

Sobe - Tecnologia desenvolvida por startup baiana por mapear focos do mosquito da dengue.

Desce - Transporte clandestino que continua trazendo prejuízo à economia de Feira de Santana.

Hoje

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai prestar depoimento à Polícia Federal, às 14h, de hoje (12), em inquérito que envolve o senador Marcos do Val (Podemos-ES). O depoimento de Bolsonaro foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que também mandou a PF ouvir o ex-deputado federal Daniel Silveira.

Retrocesso

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que uma possível anistia aos partidos que descumpriram a cota de mulheres nas eleições seria um "retrocesso". Tebet pediu que as mulheres "ergam" a voz contra o retrocesso da anistia aos partidos. "Gostaria que vocês erguessem a voz contra o retrocesso da anistia aos partidos que não cumpriram o percentual de 30% de mulheres candidatas ou 30% de tempo de rádio, televisão ou de fundo partidário, porque tá passando no Congresso", disse.

Anguera

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Anguera, Felipe Vieira, relatou ter sido ameaçado por um ex-vereador do município. Conforme, a ameaça, começou quando Felipe Vieira estava dirigindo seu carro, em direção ao campo de futebol da cidade, e o ex-vereador teria surgido de carro, jogando seu veículo contra o outro. "Eu apenas desviei e segui minha viagem. Em questão de 10 minutos que eu já estava lá, ele chegou portanto uma arma e começou a me desafiar. Eu só tive uma reação 'você só pode está ficando louco', e a justificativa dele foi que toda vez que eu passo eu dou risada, então eu acho que agora em Anguera, eu tenho que olhar para um lado e pro outro, antes de rir", relatou o presidente da Câmara.

Semana vitoriosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, que o aumento do otimismo dos brasileiros com a economia é fruto da capacidade de negociação que vem sendo colocada em prática, pelo governo federal. Segundo ele, o país teve uma semana vitoriosa, após a aprovação de matérias importantes no Congresso Nacional, como a da reforma tributária e o texto-base do projeto de lei que restaura o voto de desempate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). "Isso mostra o quanto precisamos negociar para construirmos a governabilidade", disse Lula.

Negou

Em nota enviada à imprensa, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, diz que não é verídica a informação de que ele apresentou resistência à lei que determina salários iguais entre homens e mulheres no desempenho da mesma função e pune empresas e instituições transgressoras. De acordo com a nota, Rui Costa foi um dos articuladores para que um grupo de advogados fizesse contribuições ao texto que garante a igualdade salarial entre gêneros – uma pauta que ele considera justa e fundamental para corrigir desigualdades.

A verdade

O senador Otto Alencar afirmou ontem (11), que o tentente-coronel Mauro Cid, que prestou depoimento na CPMI do 8 de Janeiro "precisa dizer a verdade". Para o presidente estadual do PSD, Cid deve cumprir o seu dever cívico. "Lamento que o tenente-coronel de uma instituição tão respeitada, tenha participado de uma tentativa de golpe. Espero que ele cumpra o seu dever cívico de dizer a verdade. A CPMI proporcionará respostas à população brasileira", escreveu o senador em seu perfil no Instagram.

Eduardo Braga

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) será o relator da reforma tributária na Casa. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG. Braga desbancou Otto Alencar (PSD-BA) que também era cotado para assumir a relatoria do projeto. O emedebista foi confirmado após uma reunião entre Pacheco e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet. A proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária foi aprovada na última sexta-feira (7), na Câmara dos Deputados.

Assinatura

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Soane Galvão (PSB), na ALBA, estabelece a obrigatoriedade da assinatura física de idosos em contratos de operações de créditos realizados por meio eletrônico ou telefônico com instituições financeiras. O objetivo dessa medida, segundo explicou Soane na justificativa da proposta, é garantir a autenticidade dos contratos e evitar fraudes ou abusos financeiros contra os idosos, que muitas vezes são vulneráveis a esse tipo de situação. A proposição determina ainda que todas as instituições financeiras que atuam no estado devem adotar os procedimentos necessários para garantir a coleta da assinatura física dos idosos, que deverá ser colhida em documento impresso e devidamente arquivada pela instituição.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/