Ponto e Vírgula 14/01/2022

Ponto e Vírgula 14/01/2022

Sobe - Apae Feira de Santana por prestar serviço de grande relevância social e educacional para a cidade e região

Desce - Feira de Santana por saltar de 50 para mais de 240 novos casos de covid em apenas 1 semana

Ameaça

Divulgado pela Human Rights Watch (HRW) ontem (13), o relatório Mundial de Direitos Humanos 2022, incluiu o presidente Jair Bolsonaro como um dos responsáveis por ameaças à democracia no mundo no último ano. Segundo o documento, o mandatário brasileiro ameaçou os pilares da democracia no país ao atentar contra o sistema eleitoral, além de comprometer a liberdade de expressão e a independência do Judiciário.

Gualberto

Supostamente em busca de um partido da base de apoio do ex-prefeito ACM Neto (DEM/UB) para se acomodar, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) pode não ter o espaço desejado caso opte pelo PSDB. Com o nome do prefeito de Mata de São João, João Gualberto, definido pela legenda, o próprio gestor matense reforçou seu espaço na chapa. Com Gualberto na chapa majoritária, o pleito de Nilo para ocupar uma das vagas deve ficar mais improvável caso ele ajuste a chegada ao ninho tucano. "Ele [Nilo] já sabe que o nome do partido, pelo que dizem, sou eu. Mas não quer dizer que não estejamos abertos", disse Gualberto.

Luiz Argôlo

Na tentativa de buscar o seu retorno à Câmara dos Deputados, Luiz Argôlo se filiou ao MDB. O ex-deputado federal foi um dos primeiros políticos presos em decorrência das investigações da Operação Lava-Jato, em 2015. Em liberdade desde 2019 e com a família bastante influente na região de Entre Rios, seu nome aparece como um dos favoritos dentro do partido, que na Bahia é liderado por Lúcio Vieira Lima.

Hagge

Citado nos bastidores como um dos potenciais nomes do MDB para compor uma chapa majoritária, o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, garante que o partido ainda não decidiu qual rumo deve ter nas eleições de 2022 na Bahia. O nome de Hagge reúne características consideradas importantes para o grupo político ao qual a sigla está ligada atualmente, liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM/UB), a exemplo da juventude e da boa avaliação enquanto gestor público. Porém o MDB também estaria mantendo conversas com o ex-governador Jaques Wagner (PT).

Sombra nem encosto

O governador Rui Costa (PT), em discurso realizado no final da manhã de ontem (13), em Itaquara, voltou a atacar o presidente Jair Bolsonaro, comparando-o a um mandacaru, "que não dá sombra nem encosto a ninguém"; o petista também afirmou que o governo federal, sob a gestão do liberal, "não gosta do Nordeste, não gosta da Bahia e não gosta dos baianos".

Violência psicológica

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como 'capitã cloroquina' acionou o Supremo Tribunal Federal mais uma vez contra a cúpula da CPI da Covid, imputando suposta violação de sigilo funcional ao presidente do colegiado, Omar Aziz, o vice, Randolfe Rodrigues, e o relator, Renan Calheiros. Ela ainda acusa os parlamentares de violência psicológica contra a mulher, dizendo que foi vítima de 'discriminação' e 'perseguição' por defender o 'tratamento precoce' - uso de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19.

Podemos

A presidente do Podemos, Renata Abreu, mira o Sul e o Sudeste como as principais regiões para alavancar a candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência da República A aposta é que um pequeno crescimento nessas regiões, sobretudo nos estados mais populosos, como São Paulo, pode representar um acréscimo relevante na disputa. Segundo Abreu, São Paulo é onde o Podemos tem uma de suas maiores forças.

Determinou

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro, a Câmara e o Senado apresentem informações, em cinco dias, sobre a aprovação do valor de R$ 5,7 bilhões para o fundo que vai financiar as eleições neste ano. Na mesma decisão, Mendonça também estabeleceu que a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União devem se manifestar sobre o caso em três dias. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/