Ponto e Vírgula 14/10/2025

Ponto e Vírgula 14/10/2025

SOBE - Secretaria de Saúde do Município, pelo trabalho de combate à dengue, o que ensejou grande queda nos caso da doença se comparando o ano passado e os 9 meses deste ano.

DESCE - Nicolás Maduro, por xingar oponente ganhadora do prêmio Nobel da Paz.

Cada coisa no seu tempo

Em meio às articulações para as eleições de 2026, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), que esteve em Feira de Santana, na última sexta-feira, visitando o presidente da Câmara local, despistou sobre a filiação partidária de Carlos Muniz Filho, pré-candidato a deputado federal, durante entrevista coletiva realizada, ontem. "Ele tem até abril para se filiar em um partido, então precisa pensar em outras coisas. Primeiro, ele precisa se concentrar em novembro para pegar o canudo de médico, e depois pensar em política. Cada coisa no seu tempo. Vamos aguardar", afirmou Muniz. 

Avante 

Pablo Barrozo, secretário de Agricultura da Bahia (Seagri), e secretário nacional do Avante, garantiu que o partido irá compôr a chapa majoritária com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), nas eleições de 2026. "Essa dúvida não existe", disse Barrozo em relação ao posicionamento do partido. "O partido Avante tem certeza que irá marchar com o governador Jerônimo Rodrigues", afirmou Barrozo, em entrevista ao bahia.ba. A declaração foi durante evento, na Associação Comercial da Bahia (ACB), para o recebimento da delegação da Sardenha, ilha na Itália.

Pessoa gabaritada 

Em conversa com a imprensa, na Itália, onde participa do Fórum do Conselho de Campeões da Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o o sucessor de Luís Roberto Barroso, no Supremo Tribunal Federal (STF), será uma pessoa gabaritada e não um amigo. Questionado, Lula respondeu: "Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja antes de tudo uma pessoa gabaritada para ser ministro da Suprema Corte", disse. O favorito para a assumir a vaga deixada por Barroso é o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

Apoio do PSD 

A ex-presidente nacional do PT e atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, disse achar "muito difícil" que uma possível ruptura entre o PSD com o governo Lula afete o cenário eleitoral na Bahia. Em entrevista à rádio Metrópole, na última sexta-feira (10), Hoffmann projetou que a campanha de reeleição de Lula em 2026 deverá seguir com os apoios de 2022, com partidos como PV, PCdoB, PSB e PDT. A ministra e deputada federal licenciada deu uma declaração que vai na mesma linha do que o cacique do PSD no Estado, senador Otto Alencar, vem reiterando em entrevistas: que o partido marchará com Lula em 2026.

Negou 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou ontem (13), um pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL), para revogar a prisão domiciliar do ex-presidente. Moraes justificou a manutenção pela "garantia da ordem pública e a necessidade de assegurar a integral aplicação da lei penal". "O término do julgamento do mérito da presente ação penal 2668, com a condenação do réu Jair Messias Bolsonaro à pena privativa de liberdade de 27 anos e 3 meses, em regime inicial fechado, e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/2023, autorizam a manutenção da prisão domiciliar e das cautelares", argumentou o ministro.

Nas mãos do centrão 

A decisão sobre a representação que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para cassar o mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está nas mãos de um grupo de parlamentares ligados a partidos do centrão. Na quarta-feira (8), o relator do caso, deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), leu seu parecer e recomendou o arquivamento da representação. Mas, o colegiado só deve votar o parecer, no dia 21. Se a maioria discordar do arquivamento, um novo relator será designado. O conselho é formado por 21 deputados, mas o presidente, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), não participa da votação. Entre os demais 20, 5 são deputados de PT, PDT e PSOL, que devem votar contra o arquivamento. Outros 4 parlamentares são do PL, que, somando com a posição do relator, dariam 5 votos a favor de Eduardo, endossando o arquivamento.

Aeroporto 

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), abriu consulta pública sobre a concessão comum de operação, manutenção, administração e exploração de quatro aeroportos no estado: Porto Seguro e Caravelas, no extremo-sul, Senhor do Bonfim, no norte e Cocos, no oeste. O período de concessão é de cinco anos. O aviso foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE), na sexta-feira (10). O objetivo é receber contribuições e informações da sociedade civil que auxiliem na elaboração final do edital, minuta do contrato e demais documentos do processo. Pessoas físicas ou jurídicas podem participar.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 15 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/