Ponto e Vírgula 16/02/2022

Ponto e Vírgula 16/02/2022

Sobe - Banco Central, pela iniciativa de incentivar o resgate de dinheiro esquecido pelos correntistas em contas bancárias desativadas.

Desce - Motorista flagrado em Santo Antônio de Jesus dirigindo caminhão sem portas e parabrisas.

O problema

Todos os partidos políticos que disputarão a eleição esse ano se preocupam com a grande possibilidade de não fecharem a chapa de deputados federal e estadual completas. A única possibilidade real é a do PT e do União Brasil, na Bahia. Para estadual, são 64 vagas e para federal 40. Dividindo por sexos, são 45 para estadual e 28 para federal. Para um dos sexos, geralmente, para homens, ficam definidas 19 vagas para estadual e 12 federal de vagas reservadas para mulheres. Acredita-se que 30 partidos apresentarão chapas para as proporcionais, e apenas 4 - podendo chegar a 8 - para majoritária, governador e senador.

Aviso

Os incautos novos candidatos se deixam levar pelo argumento comum dos espertalhões ou despreparados: "Se candidate em partido pequeno, porque eles elegem com menos votos", a frase embora comum, não é uma verdade absoluta. O que faz um partido eleger com menos ou mais votos é a sua composição e não o nome ou a quantidade de deputados que eles possam ter nas casas legislativas. Para conselhos, procurem um especialista. Jamais a outro candidato ou presidente de partido, eles vão fazer os desavisados de massa de manobra, para encher os seus partidos com os caudatários de poucos votos, na intenção única de alavancar votos para os principais.

Marinho

Para o secretário de Infraestrutura, Luiz Carlos (Republicanos), uma possível candidatura de seu correligionário, o deputado Márcio Marinho, ao Senado, aparece como um excelente nome, independente se sairá na chapa do ex-prefeito ACM Neto ou do ministro João Roma. Ontem (15), Luiz afirmou que acredita que Marinho se candidate, mas que é preciso "esperar as costuras políticas". Esse secretário parece ser completamente desfocado. Está no governo em que ACM Neto é líder e fica pensando ainda em se coligar com João Roma?! Tira o cargo dele!

Reunião

O ex-prefeito de Salvador e postulante ao palácio de Ondina ACM Neto (UB) participou de reunião que pode selar a federação entre o União Brasil, MDB e o PSDB. A confirmação da federação pode deixar de fora do bloco o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos), que buscava espaço como candidato a presidência.

Reunião I

De acordo com o Antagonista, o diálogo entre União Brasil, MDB e PSDB é liderado por Luciano Bivar, que estaria disposto a usar o R$ 1 bilhão do caixa do partido para aceitar negociações. Bivar teria resolvido se movimentar ao perceber que estava sendo engolido por ACM Neto dentro de seu próprio partido. Mudando a rota de estratégia, Bivar, que sonhou ser vice de Sérgio Moro, hoje trabalha de forma pragmática para neutralizar Neto e carrear apoio para sua própria candidatura à Presidência.

Lula e Alckmin

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu perfil no Twitter, na manhã de terça-feira (15), para comentar sobre a provável chapa com o ex-governador Geraldo Alckmin como seu vice na disputa à presidência da república e disse "não ver nenhum problema" na possibilidade. "Falta eu me definir como candidato e Alckmin escolher partido. Se o Alckmin como meu vice me ajudar a governar, não vejo nenhum problema dele ser meu vice", iniciou Lula.

Movimento Lula

Um grupo de artistas, empresários e advogados se reunirá em São Paulo, no dia 15 de março, para lançar um manifesto e formar o movimento Lula no Primeiro Turno, em apoio à candidatura do petista. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, entre os signatários há nomes que fizeram duras críticas ao PT nos últimos anos e até mesmo que foram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, como é o caso do ex-senador Cristovam Buarque. Há também apoiadores de longa data, como o cantor Chico Buarque. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/