Ponto e Vírgula 16/08/2022

Ponto e Vírgula 16/08/2022

Sobe - Bahia de Feira, por ter realizado, em 2022, a melhor campanha em competição nacional da sua história.

Desce - Casos de violência sexual infantil que segue fazendo novas vítimas em Feira de Santana.

Procon

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), é questionado pela Câmara Municipal, sobre o cumprimento da Lei N° 368/2021, que determina a inclusão de telefone e endereço deste órgão nas notas fiscais de venda ao consumidor nos estabelecimentos comerciais do município. A demanda encaminhada ao superintendente Maurício Carvalho está prevista no requerimento N° 209/2022.

Turismo

O candidato ACM Neto (UB) criticou a falta de atuação do governo do estado, na promoção do turismo na Bahia e ressaltou que, depois de 16 anos de gestão, o governo não conseguiu deixar nenhum legado significativo para o setor. "Canudos é uma cidade histórica, que tem no seu berço, na sua terra, uma parte da história do Brasil. Por isso tudo, nos permite dizer que é um grande destino turístico para a Bahia. Só que hoje eles fazem o quê? Nada", ponderou.

Senado

O Senado encaminhou na sexta-feira (12), a previsão orçamentária para o Ministério da Economia. Pelo cálculos iniciais, o aumento salarial para os servidores da Casa pode alcançar 9,6%. Com isso, os salários dos senadores chegariam a R$ 37 mil. Enquanto isso, as carreiras do funcionalismo público buscam, de alguma forma, garantir reajuste salarial em 2023.

Voto em trânsito

Termina na próxima quinta-feira (18), o prazo para os eleitores que não estiverem no seu domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito. O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento.

Pesquisa

A nova rodada da pesquisa de intenção de voto do Instituto FSB para presidente da República, divulgada ontem (15), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem para Jair Bolsonaro (PL) para 11 pontos percentuais (pp). No levantamento, encomendado pelo Banco BTG Pactual, o petista apareceu com 45% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo marcou 34%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-00603/2022.

Preparativos

O Ministério da Economia estima finalizar o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o menor patamar de gasto com pessoal em 26 anos, após política de contenção de custos no funcionalismo público. Em dados divulgados pela equipe do ministro Paulo Guedes ao mercado financeiro, indicaram que essa despesa, que chegou a representar 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 e 2020, deverá cair para 3,4% ao fim de 2022, menor nível desde 1997, quando série histórica da Secretaria do Tesouro Nacional deu início.

Sobrenome

Alguns candidatos vêm adotando o sobrenome do presidente Jair Bolsonaro (PL) como forma de proximidade. Ao invés de usarem o nome de batismo, os políticos vão apresentar ao eleitor nas urnas o apelido que ganharam nos últimos anos, normalmente, apoiarem o chefe do executivo. Ao menos 27 candidatos a deputado indicaram o sobrenome do presidente no registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidaturas LGBTQIA+

Após as convenções partidárias, 170 candidaturas LGBTQIA+ foram oficializadas pelas siglas, número maior que o de 2018, quando foram 157. O levantamento é da organização VoteLGBT, que busca aumentar a representatividade dessa parcela da população. "É um número histórico. Só mostra o quanto essa tendência de LGBTs ocuparem a política veio para ficar", diz Evorah Cardoso, pesquisadora e integrante do VoteLGBT. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/