Ponto e Vírgula 21/03/2023

Ponto e Vírgula 21/03/2023

Sobe - O governador Jerônimo Rodrigues pelo anúncio de grande volume de obras no município.

Desce - A velha fórmula de seduzir Câmaras, Senado e Assembleias para atender interesses dos governos nas CPIs.

Disque denúncia

O número para acionar o Disque-denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Disque 100, deve estar disponibilizado nos órgãos municipais de Feira de Santana, a exemplo de policlínicas, hospitais, postos de saúde da família, escolas e creches, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, conforme previsto na lei nº 3.481/2014. Visando otimizar a iniciativa, o projeto de Lei nº 54/2022, aprovado por unanimidade em segunda votação, na Câmara Municipal, fez alteração no artigo 3º da referida lei e definiu a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura (Secom) como a responsável por "fiscalizar e afixar as placas informativas" nesses locais. Antes da modificação, a responsabilidade recaía sob a Secretaria de Administração.

Responsabilidade

Deve partir de cada município brasileiro, a iniciativa de buscar caminhos que possam enfrentar e superar problemas como a fome, o desemprego e o trabalho precário. Esta é uma constatação e, ao mesmo tempo, uma cobrança, do professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana, João Rocha Sobrinho. Também representante da Associação Esperançar Novos Mundos - ASSENO, ele falou sobre o tema esta semana, na Tribuna Livre da Câmara. Diante da crise econômica enfrentada em todo o país, ele propõe que o Poder Legislativo promova audiências públicas para debater, junto à população, formas de enfrentamento dessas mazelas sociais.

Memorável

Morreu aos 95 anos, a ex-prefeita de Igaporã, a cerca de 700km de Salvador, Olga Laranjeira Bastos. Ela foi a primeira mulher a ser eleita chefe do Executivo, no estado, quando ficou à frente da prefeitura da cidade entre os anos de 1967 e 1970. A ex-prefeita morreu de falência múltipla dos órgãos, no sábado (18), conforme foi informado pela família. O corpo de "Dona Olga", como era conhecida, foi cremado no domingo (19), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Orgulho

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, usou as redes sociais para parabenizar as obras entregues no final de semana, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O Chefe da Casa Civil listou as entregas do petista, em Valente e São Domingo, e ainda afirmou que ele é "correria dobrada". "Sinto um orgulho muito grande em ver a Bahia avançando com Jerônimo Rodrigues. O cabra é correria dobrada!", escreveu.

Insulina

O Ministério da Saúde descartou 999,7 mil canetas de insulina de ação rápida durante a gestão Jair Bolsonaro (PL). Avaliados em quase R$ 15 milhão, os produtos usados para diabetes perderam a validade de setembro de 2020 a junho de 2021. Os lotes eram parte de uma compra de 4 milhões de tubetes, feita em 2018. Os dados sobre o estoque perdido da Saúde, que deixaram de ser sigilosos, ainda mostram que foram descartados 39 milhões de imunizantes contra a covid até o fim de fevereiro, avaliados em R$ 2 bilhões.

PPP's

Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad, ambos do PT, devem lançar juntos o novo arcabouço para as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e o projeto do novo regime fiscal para o controle das contas públicas. Haddad e Rui Costa marcaram uma reunião para apresentar uma prévia do projeto do novo arcabouço, em reuniões separadas, ao longo do dia, com os líderes do governo na Câmara, José Guimarães, (PT-CE), e do Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Comunismo

Nova pesquisa do Ipec indica que 57% dos evangélicos dizem acreditar que o Brasil corre riscos de se tornar um país comunista. São 43% desse grupo os que acham totalmente que essa possibilidade existe com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Planalto, enquanto outros 14% concordam em parte que isso é possível. Pouco mais de um terço dos evangélicos (36%) rechaçam haver riscos em relação a isso. O dado dá a medida da desconfiança desse segmento, que corresponde a cerca de 40% da população total brasileira, em relação a Lula.

Minuta de golpe

Apesar do ex-ministro Anderson Torres ter tentado minimizar a importância da minuta de golpe encontrada em sua residência, à qual classificou como "folclórica", o documento tem força suficiente para prejudicar não só a ele, mas também Jair Bolsonaro (PL). De acordo com informações da coluna de Bela Megale, na Folha de S. Paulo, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consideram a minuta como "peça-chave" no processo que pode determinar a inelegibilidade do ex-presidente.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/