Ponto e Vírgula 23/02/2022

Ponto e Vírgula 23/02/2022

Sobe - Ceasa de Feira, que mesmo antes da inauguração, já faz parte de Plano Nacional de Abastecimento.

Desce - Governo Federal, que mais de 8 meses após a Anvisa autorizar a vacinação em adolescentes, ainda não levou imunização para jovens do Amazonas.

A chapa

Ainda sem chapa formada, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) diz que pretende divulgar sua chapa entre o final de março e início de abril, se não surgirem fatos novos. Hoje estão na disputa das vagas de vice e senador o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil), o prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), os deputados federais Marcelo Nilo (PSB) e Félix Mendonça (PDT), mais o Bispo Marinho (Republicanos).

Transporte coletivo

As deficiências do sistema de transporte coletivo voltaram à pauta de discussões na Câmara Municipal, na manhã de ontem (22). Desta vez, o ponto de partida para os debates foi um requerimento de autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), questionando a necessidade de medidas para adequação da frota de ônibus em circulação no município à demanda de passageiros, bem como o quadro de superlotação e necessidade de melhor utilização dos terminais.

Para votar

O Projeto de Lei 4182/21 torna obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra covid-19 pelos eleitores para que possam acessar a seção eleitoral. A proposta abrange todas as patologias declaradas e classificadas como epidemia ou pandemia. "Exigir que os eleitores estejam vacinados é um sinal do compromisso nacional com a saúde pública e o bem-estar do povo brasileiro", argumenta o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT), autor da proposta.

Dayane

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (União Brasil) fez o seguinte comentário após divulgação de pesquisa da CNT/MDA que mostra o ex-presidente Lula (PT) com 42,2% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%. "O povo brasileiro majoritariamente não gosta ou não sabe analisar política. Seguimos nesse buraco, à mercê de palpiteiros", escreveu a parlamentar baiana no Twitter.

Aviões

A Assembleia Legislativa da Bahia realizou durante o recesso parlamentar uma licitação para aluguel de dois aviões, por R$ 993.750,00 mensais, durante doze meses. No final de 2021 a Assembleia Legislativa da Bahia pediu ao Governo do Estado uma suplementação orçamentária de R$ 77 milhões. O valor foi o mais alto desde que Rui Costa (PT) assumiu o cargo de governador, em 2015.

Transformação

Haverá uma transformação na educação de Feira de Santana. A afirmação é do vereador Pedro Américo (DEM), vice-líder do governo, durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem (22). De acordo com o parlamentar, "no Alto do Rosário, por exemplo, uma creche foi entregue, e a qualidade dos materiais didáticos e da estrutura demonstram a dedicação da administração pública com a educação".

Rachadinhas

A Receita Federal mobilizou por quatro meses uma equipe de cinco servidores para apurar uma acusação feita pelo senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, de que teria tido seus dados fiscais acessados e repassados de forma ilegal ao Coaf, o que deu origem ao caso das "rachadinhas". Documentos inéditos obtidos pela Folha mostram que o filho do presidente e seus advogados buscaram a ajuda de órgãos do governo federal para tentar reunir provas com o intuito de anular as investigações da suspeita de que ele comandou um esquema de desvio de parte do salário de assessores quando era deputado estadual, no Rio de Janeiro.

TSE

O ministro Edson Fachin assumiu ontem (22), a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ficará por seis meses. Depois, deve passar o cargo para seu vice, Alexandre de Moraes. O atual presidente, Luís Roberto Barroso, deixa o cargo e também o TSE, onde passou quatro anos. Isso faz com que, em um ano eleitoral, o TSE tenha três presidentes diferente. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/