Ponto e Vírgula 26/10/2022

Ponto e Vírgula 26/10/2022

Sobe - Ministro do STF, Alexandre de Moraes, ao cobrar de Fábio Farias, que dentro de 24 horas, apresente as provas para denúncia que fez.

Desce - Ministro da comunicação Fábio Farias, por fazer acusação de subtração de propaganda de rádio pró seu candidato, sem apresentar uma única prova.

Debate

Amanhã (27), teremos debate na TV Bahia entre os candidatos a governador. Será a oportunidade para que Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UB) apresentem suas propostas. Como é uma eleição imprevisível, o debate terá o seu peso, na audiência puxada pela Globo/TV Bahia.

Filas

Após longas filas e atrasos registrados em diversas cidades do país durante o primeiro turno das eleições, a Justiça Eleitoral elaborou uma série de iniciativas para evitar transtornos ao longo do segundo turno, no próximo domingo (30). No dia 2 de outubro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nove estados e o Distrito Federal continuaram a votação após as 17h, horário previsto para o encerramento.

Auxílio mantido

O candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que, caso eleito, vai iniciar um diálogo com o Congresso Nacional ainda este ano, para garantir a manutenção do Auxílio Brasil de R$ 600 a partir de janeiro de 2023. O Projeto de Lei Orçamentária Anual prevê o benefício com valor de R$ 405 a partir do ano que vem. "Se nós ganharmos as eleições, vamos ter de começar a conversar com o Congresso já, para que a gente possa colocar o dinheiro necessário para cumprir aquilo que está previsto. Você não pode mudar repentinamente, você não pode deixar as pessoas órfãs de pai e mãe no começo de ano", declarou.

Sem prisão

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido desde ontem (25), exceto em casos de "flagrante delito" ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito das pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral. De acordo com o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido, também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, "salvo caso de flagrante delito".

Expulsão

A direção nacional do PDT deve expulsar o ex-deputado Cabo Daciolo após o segundo turno da eleição presidencial. Daciolo está defendendo o voto nulo na disputa de segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O PDT declarou apoio à eleição de Lula no segundo turno e tem participado de reuniões para coordenar estratégias em favor do petista. O presidenciável do partido, Ciro Gomes, afirmou que acompanhava a decisão da sigla, mas não está fazendo campanha para Lula.

PF pela base

O grupo denominado PSDB pela Base Salvador confirmou ontem (25), o apoio ao candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). No estado, os tucanos mantêm aliança com o concorrente ao Palácio de Ondina ACM Neto (UB), desde o primeiro turno. "As figuras que realmente representam a social democracia e fundaram o PSDB estão com Lula", afirmou Tiago Assis, um dos integrantes do grupo e membro Juventude da legenda. O apoio foi anunciado no ato que formalizou a aliança da Rede Sustentabilidade.

Resultado

Os laudos médicos da dupla de policiais federais, alvo dos disparos feitos pelo ex-deputado Roberto Jefferson, demonstram que ambos foram atingidos por estilhaços de granada em locais sensíveis do corpo - um ficou ferido no quadril, e outro no crânio. Enquanto resistia à ordem de prisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no domingo (23), o ex-parlamentar atirou três granadas e realizou diversos disparos com um fuzil 5.56 mm contra os agentes da Polícia Federal, que estavam responsáveis por o prender.

Desinformação

A PGE chega à última semana da disputa presidencial sem fazer questionamentos ao Tribunal Superior Eleitoral, ao longo dos 70 dias da campanha, sobre o uso de desinformação contra o processo eleitoral e a exploração da máquina pública. Uma resolução de dezembro de 2021 estabeleceu que a Justiça Eleitoral, "a requerimento do Ministério Público", deve determinar a cessação da "divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os processos de votação, apuração e totalização de votos".
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/