Ponto e Vírgula 28/04/2022

Ponto e Vírgula 28/04/2022

Sobe - UFBA, ao realizar estudos indicando e apontando soluções para os problemas nas áreas de alagamento em Feira.

Desce - Estado e Município, pela lentidão para o início pleno das aulas em Feira.

Empréstimo

Destacando a importância de obtenção de recursos para obras no Município, o vereador Marcos Lima (UB) chamou atenção para a importância da Câmara Municipal de Feira de Santana discutir e aprovar o projeto do Executivo que pede autorização para um empréstimo de R$240 milhões. A matéria está em tramitação na Casa. O discurso foi feito ontem (27), na Câmara de Feira. "É o momento de diálogo sim, mas os vereadores têm que ver que Feira de Santana não pode parar. Hoje estamos aqui, amanhã não estamos", disse, citando obras como duplicação do Anel de Contorno e da Artêmia Pires como necessárias para o município.

Wagner

Além da perda no marketing do publicitário Sidônio Palmeira, o PT baiano terá outra baixa significativa na campanha de Jerônimo Rodrigues para o Governo do Estado. Em reunião na segunda-feira (15), foi sacramentada a entrada do senador Jaques Wagner na coordenação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. De acordo com informações do jornal O Globo, ele havia sido convidado há cerca de três semanas por Lula e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Porém, vinha avaliando se atuaria na campanha presidencial ou se dedicaria integralmente à eleição de Jerônimo.

No ar

O vice-governador João Leão (PP) discutiu na terça (26), com o apresentador José Eduardo, o 'Bocão', durante entrevista presencial na Rádio Metropole. Leão disse que o apresentador ou estaria "redondamente enganado" ou "mal intencionado" ao perguntar sobre o porquê não teria atendido uma série de ligações do senador Jaques Wagner (PT), em busca de uma reconciliação entre eles. "Você não estava lá, não acompanhou e eu posso dizer o que aconteceu. Eu estava em uma reunião com 14 deputados da minha base. Vi a ligação de Wagner e fiquei de retornar depois. Mas, estava muito doído com a situação toda. Não traí ninguém. Eu que fui traído ao saber de tudo durante entrevista na Metropole", afirmou Leão.

Lula e ACM

Pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (UB) foi convidado para o evento do partido Solidariedade que declarará apoio à candidatura presidencial de Lula (PT). A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, Neto ainda não respondeu se irá participar. O evento batizado "Com Solidariedade e Lula a gente muda o Brasil" acontecerá no dia 3 de maio.

Chave do cofre

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) terá poder de decisão no rateio de verbas para todas as campanhas eleitorais do PL, em especial a do próprio presidente Jair Bolsonaro. Segundo membros da bancada do partido na Câmara dos Deputados, as quantias reservadas a cada um dos parlamentares dependerão totalmente de deliberação conjunta do filho "zero um" do presidente e de Valdemar Costa Neto, que preside o PL. As parcelas reservadas a cada candidato são motivo de forte preocupação interna entre os mandatários da sigla. É que os recursos deverão prioritariamente ser destinados à campanha à reeleição de Jair Bolsonaro.

PSDB

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou na última terça-feira (26), a prestação de contas do diretório nacional do PSDB referente ao exercício financeiro de 2016. O tribunal entendeu que o partido aplicou irregularmente cerca de R$ 4 milhões dos recursos do Fundo Partidário, dinheiro público destinado à manutenção das legendas. Entre as inconsistências encontradas estão uso de recursos para pagamento de salários acima do valor de mercado e repasses a diretórios estaduais que estavam proibidos de receber dinheiro do fundo.

Lira

O deputado federal baiano Arthur Maia (UB) foi eleito, ontem (27), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o mais importante colegiado da Câmara dos Deputados. Por causa das trocas de partido ocorridas até o último dia 1º (janela partidária), a eleição para as comissões ocorreu com atraso neste ano. A CCJ é responsável por examinar se são constitucionais e se podem ser admitidas propostas que tramitam na Câmara. Todos os projetos precisam ser validados por essa comissão, que tem o poder de arquivar ou dar continuidade às propostas.

Moro

Deputados federais do PT querem que o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (UB) seja condenado a ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras e à economia brasileira por sua atuação à frente da Operação Lava Jato. O pedido é o foco de uma ação judicial apresentada ontem (27), e distribuída à 2ª Vara Federal Civil de Brasília. Os petistas não estipularam o valor da indenização a ser pago em caso de condenação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/