CFM avalia usar notas do Enamed para conceder registro profissional a médicos

BrasilNotas do Enamed

CFM avalia usar notas do Enamed para conceder registro profissional a médicos

Conselho pediu microdados ao Inep e discute impedir registro de formandos com desempenho insuficiente 

Foto: Divulgação

 O Conselho Federal de Medicina (CFM) estuda utilizar as notas do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) como critério para conceder o registro profissional a médicos recém-formados. Para isso, solicitou ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os microdados do exame, com identificação dos candidatos que obtiveram notas 1 ou 2, consideradas insuficientes.

O Inep ainda não informou se atenderá ao pedido. Na terça-feira (20), o instituto divulgou dados acadêmicos, notas e respostas do questionário socioeconômico dos participantes, sem identificação individual. O resultado do Enamed foi debatido na plenária do CFM no mesmo dia. Segundo o presidente da entidade, José Hiram Gallo, há proposta em estudo para não registrar profissionais com desempenho insuficiente, ainda em análise jurídica.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Criado em 2025, o Enamed avalia a formação médica de concluintes ou formados. Os resultados indicaram desempenho insuficiente em cerca de um terço dos cursos, majoritariamente da rede privada ou municipal. O exame é obrigatório e pode ser usado no Exame Nacional de Residência (Enare), mas não é requisito legal para o exercício profissional.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 22 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/