TCU aponta irregularidades em compras das Forças Armadas

BrasilInvestigação

TCU aponta irregularidades em compras das Forças Armadas

Aquisições realizadas no exterior poderiam ser feitas feitas no Brasil com menor custo 

Crédito: Divulgação

Indícios de irregularidades em compras realizadas pelas Forças Armadas no exterior foram encontrados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A apuração começou a pedido do Ministério Público Militar, que havia identificado irregularidades na negociação de aeronaves pela Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa.

De 2016 a 2021, as Forças Armadas reservaram US$ 17 milhões para a compra de coletes à prova de bala e US$ 9,5 milhões para a aquisição de capacetes no exterior. Os militares não detalharam todas as compras, o que dificulta a análise de possível sobrepreço.

De acordo com os técnicos do TCU, esses e outros itens como tapetes, moedas institucionais e computadores poderiam ter sido adquiridos no Brasil, a um menor custo. A auditoria identificou também que uma mesma empresa vendeu de bolas de futebol até softwares às Forças Armadas.

Coordenadas pelo Ministério da Defesa, outras entidades militares alvos do TCU foram a Comissão Naval Brasileira em Washington e a Comissão do Exército Brasileiro em Washington.

Em nota enviada ao Portal A TARDE, o Ministério da Defesa informa que o referido acórdão não deliberou sobre qualquer contratação específica realizada pelas Forças Armadas no exterior.

Confira a nota na íntegra:

O Ministério da Defesa informa que o referido acórdão não deliberou sobre qualquer contratação específica realizada pelas Forças Armadas no exterior. Cabe destacar que as Forças Armadas adotam as melhores práticas de gestão e governança e que as sugestões propostas de aperfeiçoamento da norma serão analisadas pela Pasta. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/