Senador cotado para presidir Petrobras critica gestão atual

EconomiaPetroleira

Senador cotado para presidir Petrobras critica gestão atual

'Não pode só tirar pré-sal do fundo do mar', diz petista

Crédito: Divulgação

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), cotado para a presidência da Petrobras, afirmou nesta quinta-feira (1) que a estatal precisa ir além de explorar o pré-sal e pagar dividendos aos acionistas.

Integrante do grupo de Minas e Energia da transição de governo, Jean afirmou que o plano estratégico da Petrobras deve ser alterado pela nova gestão, pois "não é uma cláusula pétrea".

"[O plano estratégico apresentado pela atual direção] é quase que dizer o que eles fariam se continuassem lá. A gente vai, quando chegar, dizer o que a gente fará estando lá", afirmou o senador após reunião da bancada do PT com o presidente eleito Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo.

Segundo o senador, a ideia do novo governo é que a Petrobras não fique somente pagando dividendos e explorando petróleo. "[A Petrobras] é uma empresa de longo prazo. Uma empresa de longo prazo não pode só ficar tirando pré-sal do fundo do mar e distribuindo dividendos, ela precisa pensar em coisas que todas as outras empresas de petróleo estão pensando", defendeu.

A companhia divulgou na quarta-feira (30) o seu plano estratégico para o quinquênio 2023-2027, mantendo como prioridade a exploração e a produção de petróleo, em especial no pré-sal, e a política de distribuição de dividendos, estimada em até US$ 85 bilhões aos acionistas nos próximos cinco anos.

O grupo de transição de Minas e Energia defende que a Petrobras invista em energias renováveis. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado