Covid-19 longa: metade dos recuperados apresentam órgãos comprometidos

COVID-19Sequelas

Covid-19 longa: metade dos recuperados apresentam órgãos comprometidos

 É o que revela um estudo britânico

Crédito: Divulgação

Um estudo britânico que envolveu pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, antes da administração da vacina, mostra que mesmo quem não apresenta sintomas graves da doença pode ficar com um (59%) ou vários (23%) órgãos comprometidos seis meses após a infecção. Um ano depois, os sintomas permaneceram em 59% e 27% dos indivíduos, respectivamente.

Os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisaram dados de 536 pessoas, a maioria das quais mulheres. Cerca de 13% dos indivíduos foram hospitalizados. Segundo o estudo, que aguarda revisão pelos pares, as pessoas relataram fadiga, mialgia (dor), falta de ar, dor no peito, tosse, diarreia, disfunção cognitiva, dificuldades motoras e até convulsões.

Os sintomas foram melhorando durante os meses do acompanhamento, mas alguns persistiram. Fadiga, falta de ar e disfunção cognitiva estão entre os que apresentaram algum alívio. Porém, não desapareceram por completo.

Entre as alterações mais comuns nos órgãos estão esteatose hepática, fibro-inflamação renal e esplenomegalia (aumento do baço). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/