Livro traça 'árvore genealógica' do Karatê em Feira de Santana e região

Lutas e Artes marciaisLançamento

Livro traça 'árvore genealógica' do Karatê em Feira de Santana e região

Escrito pelo sensei Ivo José, o livro foi lançado no começo desta semana

Credito: Divulgação

O Karatê dentre as diversas artes marciais existentes é a prática mais popular no Brasil de todos os tempos e a maior prova disso são os diversos clubes e federações espalhados pelo país. A consequência disso é um rico conteúdo histórico, que em Feira de Santana foi documentado em um livro: 'O Diário do Atleta Sensei Ivo José', lançado no último domingo (7), em um evento bastante prestigiado em espaço de eventos de um restaurante da cidade.

A ideia do autor foi retratar a 'árvore genealógica' do esporte em Feira de Santana contextualizando os estilos e principalmente legado deixado por mestres como Renato Pereira, João Ramos, Vilobaldo Pedreira, Ari Pinna e Dorival Caribé, este último já falecido. "São mestres de imenso conhecimento que ao longo do tempo difundiram o esporte na cidade e como praticante da arte, uma das minhas missões é justamente repassar aquilo que aprendi com todos eles", disse Ivo José. "O conhecimento histórico é tão importante quanto o conhecimento técnico, ou seja, o atleta deve conhecer a história do karatê no mundo e logicamente, na cidade, na região onde ele vive", complementou.

O livro foi construído em cinco anos. "Durante este tempo, eu entrevistei vários atletas de clubes como Askaram, AKFS, Associação Atlética, Feirense, Fekabe, Budokan. E para complementar o conteúdo, também relatei diversos episódios da minha trajetória no esporte que tem mais de 30 anos, onde independente de qualquer coisa, o respeito a todos prevalece", ressaltou Ivo José.

O carateca ainda ressalta que a ideia da publicação é evidenciar o esporte em si. "O Karatê é algo que provém para o bem do ser humano, mas infelizmente existem situações reais que estão presentes na arte marcial, que eu considero como fatos isolados e que em nada contribuem para o desenvolvimento esportivo. O que busco, sim, é evidenciar a boa prática, os conhecimentos e principalmente o legado deixado por aqueles que ajudaram e seguem ajudando na construção do Karatê", declarou.

O lançamento do livro foi prestigiado por diversas pessoas dentre as quais representantes de diversas academias dentre outras autoridades. "Quero agradecer a todos que contribuíram para a construção do livro, àqueles que se fizeram presentes ao lançamento e principalmente a Deus por me abrir os caminhos para a concepção e construção desta obra, que espero que seja importante na construção e desenvolvimento do esporte em Feira e região", destacou Ivo José. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 24 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/