MoviAfro traz cortejo do Ilê Aiyê para Micareta de Feira 2023

MicaretaPela primeira vez

MoviAfro traz cortejo do Ilê Aiyê para Micareta de Feira 2023

Será a estreia do 'Mais belo dos belos' na Micareta 

Crédito: Divulgação
Com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), a Associação Cultural MoviAfro pela primeira vez trará o Bloco Afro Ilê Aiyê para desfilar na maior festa popular do município. O Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana irá as ruas no próximo domingo (23), às 11h30.

Com 8 anos de fundação, a MoviAfro pretende com este cortejo, chamar a atenção da sociedade para a necessidade do fortalecimento da cultura de matriz africana. "É latente em Feira de Santana, mais que infelizmente devido a falta de apoio está agonizando e após a pandemia, muitas instituições que fazem cultura, passam por dificuldades onde inclusive, algumas deixaram de existir", afirma Val Conceição coordenador geral da Associação e idealizador do cortejo.

O Cortejo MoviAfro levará para o Circuito Maneca Ferreira cerca de mil associados de Feira de Santana e região metropolitana como também associados vindos de Salvador e municípios próximos como Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas.

O Ilê Aiyê

Segundo Val Conceição, os diálogos com a diretoria do Ilê Aiyê, iniciaram-se em novembro de 2022 quando a MoviAfro apresentou o interesse em trazê-los. Os diálogos se intensificaram pois desde o primeiro momento a diretoria do 'Mais belo dos belos' demonstrou total interesse em vir e de certa forma facilitou as negociações em uma perspectiva UBUNTU.

A Prefeitura

Com o objetivo de fomentar ainda mais a cultura de matriz africana e a diversidade cultural no município, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer está apoiando não só o Cortejo MoviAfro como também mais dois cortejos que irão ocorrer durante os quatro dias da festa. "Isso afirma o que foi divulgado nos meios de comunicação de que essa Micareta será a mais diversificada e com o maior número de artistas afrodescendentes", finaliza Val Conceição. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/