CBF e prefeitura do Rio de Janeiro anunciam ambicioso projeto

EsportesMuseu do futebol

CBF e prefeitura do Rio de Janeiro anunciam ambicioso projeto

Museu do Futebol Brasileiro e Centro de Treinamento para o Futebol Feminino e Árbitros

Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Prefeitura do Rio de Janeiro revelaram uma parceria histórica, marcada pelo anúncio da criação do "Museu do Futebol Brasileiro". O emblemático espaço será instalado na antiga sede do Automóvel Club do Brasil, localizada no coração da capital carioca.

A colaboração entre as instituições também contempla a implementação de um avançado Centro de Treinamento dedicado ao futebol feminino e árbitros na cidade. Adicionalmente, a CBF Academy será transferida para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após um encontro com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no Palácio da Cidade em Botafogo, expressou entusiasmo: "A CBF tem um terreno na Barra onde a ideia é estabelecer um super centro de treinamento para árbitros e futebol feminino, que é cada vez mais crucial em nosso país. E trazer para o centro da cidade, em um imóvel da prefeitura, o Museu do Futebol Brasileiro."

Para a concretização do museu, o município cederá o imóvel no Centro, enquanto a entidade máxima do futebol brasileiro doará todo o seu acervo, atualmente em exposição na sede da Barra da Tijuca. As obras no antigo prédio do Automóvel Club do Brasil já foram iniciadas, e um investimento total de R$ 36,3 milhões será aplicado.

O presidente da CBF destacou a relevância da mudança: "O museu hoje é espetacular e está restrito ao prédio da CBF, na Barra, sem muita visitação. Trazê-lo para o Centro vai ampliar o universo de pessoas que podem conhecê-lo, e quem irá ganhar com essa mudança é o torcedor brasileiro."

Crédito: Divulgação

As instalações do histórico prédio do antigo Automóvel Club, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1965, serão restauradas e modernizadas, respeitando as diretrizes da lei 1.139/1987 do Corredor Cultural. O projeto inclui a construção de novas escadas de acesso, instalação de portas e janelas no padrão original, recuperação estrutural e execução de novas instalações.

Quanto à segunda parceria, que envolve a criação do Centro de Treinamentos para o futebol feminino e árbitros na Barra da Tijuca, Ednaldo Rodrigues explicou: "Vamos fazer no terreno que a CBF possui na Barra uma Escola Nacional de Árbitros para a padronização da arbitragem e também para receber o nosso futebol feminino. E vamos instalar também a CBF Academy para capacitar cada vez mais a gestão do futebol brasileiro."

A CBF Academy, unidade educacional da entidade esportiva, oferece atualmente mais de 50 cursos para a formação de profissionais do futebol. Para a construção do Centro de Treinamento, a Prefeitura do Rio de Janeiro realizará obras de infraestrutura de acesso, em linha com as já executadas para os CTs de Fluminense e Vasco, enquanto a CBF ficará responsável pela edificação do complexo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/