Inauguração triunfal: Brasília sedia primeira Copa Brasil de Paracanoagem

EsportesModalidade paralímpica

Inauguração triunfal: Brasília sedia primeira Copa Brasil de Paracanoagem

Evento é palco de qualificatórias para Campeonato Mundial e Paralimpíadas de Paris 2024 

Crédito: Reprodução/MEsp

A cidade de Brasília deu início à primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2024 nesta sexta-feira (1), marcando o início do calendário nacional de competições do ano. Com o suporte do Ministério do Esporte, o evento é qualificatório para o Campeonato Mundial de Paracanoagem e as Paralimpíadas de Paris 2024. Organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em colaboração com a Federação Brasiliense de Canoagem, a Copa Brasil reúne 73 atletas de 16 associações de sete estados para intensas competições que ocorrerão ao longo deste fim de semana (2 e 3 de março).

O secretário nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, ressaltou o apoio crucial do Governo Federal para a realização do evento, destacando a importância das seletivas para os atletas. A paracanoagem brasileira, reconhecida pela excelência em competições internacionais, está em destaque, sendo uma das principais modalidades paradesportivas do país. A Copa Brasil não apenas promove a competição de alto nível, mas também desempenha um papel vital nas classificações dos atletas para futuros eventos.

Além das disputas emocionantes, a Copa também abordou a importância do combate à dopagem no esporte. A ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) destacou a necessidade de os atletas fornecerem informações precisas para evitar desencontros em processos de coleta de amostras para testes antidoping. Os competidores receberam uma palestra sobre comportamentos corretos, fraudes potenciais nas coletas, sanções possíveis, lista de medicamentos proibidos e a importância do sigilo de dados informados.

Os destaques da competição incluem Igor Toffalini, bicampeão mundial e beneficiário do Bolsa Atleta na categoria Pódio. Com o objetivo claro de conquistar o ouro, Toffalini enfatizou a importância da preparação e o suporte do Ministério do Esporte. A Copa Brasil de Paracanoagem promete ser um marco significativo nas trajetórias dos atletas e uma celebração do talento paradesportivo brasileiro.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/