Jacuipense sai na frente, mas Bahia busca empate no primeiro jogo da final do Baianão 2023

EsportesJogo de ida

Jacuipense sai na frente, mas Bahia busca empate no primeiro jogo da final do Baianão 2023

'Jacupa' e Esquadrão ficaram no 1 x 1

Crédito: EC Bahia/Redes Sociais

O primeiro ato da final do Campeonato Baiano terminou com igualdade no placar. Neste domingo (26), Jacuipense e Bahia ficaram no empate 1 x 1, na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuipe.

Com propostas diferentes, as equipes fizeram um jogo com muitas chances de gols. O time do interior saiu na frente no primeiro tempo, em gol marcado por Welder. Na segunda etapa, Everaldo empatou para o Esquadrão.

O empate deixa a decisão do Baianão aberta. O jogo da volta será no próximo domingo (2), na Fonte Nova, com mando de campo do Bahia. Quem vencer fica com a taça. Em caso de nova igualdade, o campeão será definido nos pênaltis.

EFICIENTE

Jacuipense e Bahia mantiveram as suas estratégias nas escalações. No tricolor, a novidade ficou por conta da entrada do zagueiro Kanu no lugar do suspenso Daniel. Com isso, Rezende voltou a ocupar o meio-campo.

Mesmo jogando fora de casa, o Bahia tentou dominar a partida desde os primeiros minutos. Com a linha alta, o tricolor usava os atacantes para pressionar a saída do Jacupa. Por conta do gramado do Walfredão, o Esquadrão apresentou certa dificuldade para trabalhar a bola pelo chão e explorou os lançamentos longos.

Aos poucos, as chances para o time da capital apareceram. O chute de Biel parou na defesa em duas oportunidades. Já a cabeçada de Everaldo ficou com o goleiro Jean.

Do outro lado, o Jacuipense apostou no jogo de contra-ataque. O Leão do Sisal demorou para superar a marcação do Bahia e encaixar as jogadas, mas quando conseguiu, o gol saiu.

Aos 25 minutos, Thiaguinho desceu livre pelo lado esquerdo do ataque. O atacante deixou Marcos Victor na saudade e cruzou rasteiro para Welder. O camisa 10 do Jacupa recebeu livre e bateu forte na saída de Marcos Felipe, colocando o Leão em vantagem.

Depois do gol, o Bahia manteve a sua estratégia e encurralou o Jacuipense. Tendo Biel como principal válvula de escape, o Esquadrão criou pelo menos três chances claras para empatar na reta final do primeiro tempo. Na melhor delas, o zagueiro Weverton chegou primeiro na bola e impediu Jacaré de receber o passe com o gol aberto.

TUDO IGUAL

Diante da pressão exercida pelo Bahia na reta final do primeiro tempo, o Jacuipense decidiu reforçar a marcação e voltou do intervalo com o volante Flávio na vaga do meia Eudair. O Jacupa, aliás, manteve a estratégia de explorar o erro do tricolor e conseguiu dois bons contra-ataques logo nos primeiros minutos.

Não demorou e o Bahia voltou ao roteiro de pressionar o time do interior. A insistência deu certo. Matheus Bahia recebeu lançamento e escorou para Everaldo. Livre, o centroavante completou para o fundo do gol e deixou tudo igual no Valfredão, aos 10 minutos.

O empate animou o Bahia. A virada tricolor quase saiu cinco minutos depois, mas o chute de Jacaré carimbou a trave. O Jacuipense também foi forçado a sair da zona de conforto. O Leão passou a buscar mais o ataque e abriu espaços para o Esquadrão.

Assim como no primeiro tempo, o Bahia apresentou grande volume ofensivo e parecia cada vez mais perto do segundo gol. Biel mandou chute venenoso e o goleiro Jean fez uma defesa milagrosa. O troco grená veio logo na sequência.

Em novo contra-ataque, Thiaguinho saiu de cara com Marcos Felipe. Ele chutou por baixo, mas o goleiro tricolor salvou. O rebote ficou com o próprio Thiaguinho, mas com o gol vazio ele mandou por cima e perdeu uma chance incrível.

A partida no Valfredão terminou em um ritmo frenético, com lances perigosos para os dois lados. Mas tanto Jacuipense quanto Bahia ficaram no quase e e o 1x1 no primeiro jogo deixa a decisão do estadual aberta para o segundo jogo, na Fonte Nova.


Com informações do Correio*.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/