Secretaria de Meio Ambiente recolhe lixo descartado no Rio Jacuípe

GeralFeira de Santana

Secretaria de Meio Ambiente recolhe lixo descartado no Rio Jacuípe

Órgão municipal alerta a população em preservar os mananciais 

Crédito: Divulgação

As comemorações pelo Dia Nacional do Rio - esta quinta-feira (24) - tiveram início na quarta-feira (23) em Feira de Santana com a coleta de amostra de água do Rio Subaé que será submetida a análise físico-químico e bacteriológica. O material será encaminhado para o Lacen.

Ainda dentro da programação, a equipe do Departamento de Educação Ambiental recolheu uma grande quantidade de lixo em alguns pontos do Rio Jacuípe, na comunidade Mergulho, em Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).

O material foi descartado pela população nos riachos do Feira X, do Tanque do Urubu e Cipriano Barbosa, na Rua Nova, que são afluentes da Bacia do Jacuípe. Esta ação terá continuidade nesta quinta-feira (24).

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, pontua que o município possui 10 rios, sendo os principais Jacuípe, Pojuca e Subaé.

"Ainda temos os rios do Peixe e Calandro, em Jaguara, os rios Cavaco e Aguilhada, em Ipuaçu, além do rio Salgado, na Matinha", pontua. Outros localizados nos distritos de Humildes e Maria Quitéria sofreram agressões ambientais - o primeiro já não existe.

João Dias aponta que os principais problemas são decorrentes da falta de conservação da mata ciliar provocada pelo desmatamento e poluição das águas devido o uso de agrotóxicos.

"Este é um dia de alertarmos a população sobre a importância em cuidarmos dos nossos mananciais. Os rios nos fornece oxigênio, proporciona o lazer e oportunidades de acampar e pescar, além de nos fornecer água doce. Temos todos os motivos para preservar os rios", enfatiza.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/