Presidente chileno convoca embaixador do Brasil e protesta por fala de Bolsonaro

InternacionalRebateu

Presidente chileno convoca embaixador do Brasil e protesta por fala de Bolsonaro

Bolsonaro acusou Gabriel Boric de estar por trás do incêndio de várias estações do metrô

Crédito: Divulgação

O presidente do Chile, Gabriel Boric, convocou, nesta segunda-feira (29), o embaixador do Brasil em Santiago, Paulo Roberto Soares, para consultas. Ele protestou contra as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL), o acusando de "queimar o metrô" nos protestos de 2019. A informação foi confirmada pela chanceler Antônia Urrejola.

"Consideramos essas acusações gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas e lamentamos que em um contexto eleitoral as relações bilaterais sejam aproveitadas e polarizadas por meio da desinformação e das notícias falsas", disse Urrejola.

A reação é em resposta às declarações do presidente Bolsonaro durante o primeiro debate eleitoral, na noite de domingo, com os candidatos à Presidência da República.

O presidente acusou seu homólogo de esquerda do Chile, Gabriel Boric, de estar por trás do incêndio de várias estações do metrô de Santiago durante os protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e que pediam uma maior igualdade social.

"Lula apoiou o presidente do Chile também; o mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs, e olha para onde está indo o nosso Chile", disse Bolsonaro, depois de enumerar o apoio de Lula a vários governos de esquerda na América Latina.

"Convocamos o embaixador brasileiro para esta tarde na Chancelaria em nome do secretário-geral de política externa, onde lhe enviaremos uma nota de protesto", explicou Urrejola. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/