Inema recebe dois jacarés resgatados em Salvador e Lauro de Freitas

MunicípiosApós fortes chuvas

Inema recebe dois jacarés resgatados em Salvador e Lauro de Freitas

Espécies são anão e do papo-amarelo 

Crédito: Ascom/Inema

O Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), localizado em Pituaçu, recebeu na manhã desta terça-feira (9) dois jacarés das espécies anão e do papo-amarelo, resgatados por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) nos bairros de Periperi (Salvador) e Areia Branca (Lauro de Freitas).

Além dos jacarés, o CETAS recebeu uma sucuri e uma jibóia, também resgatadas pela Coppa, na manhã desta segunda-feira (8). Todos os animais passaram por uma avaliação clínica e receberão os cuidados necessários para uma futura soltura na natureza.

O veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinicius Dantas, explica que o aparecimento destes animais silvestres nos centros urbanos está relacionado ao grande volume de chuva, que acaba deslocando-os para fora do seu habitat natural.

"No caso dos jacarés, são répteis que têm como habitat lagoas e rios. Com as fortes chuvas, ocorre o transbordamento do nível destes mananciais e o deslocamento dos animais para as margens e outras áreas da cidade", destacou o coordenador.

Vinícius também faz um alerta para a população ao encontrar qualquer animal silvestre longe de seu local de origem, andando por rodovias, praças e residências. "Não tente capturá-lo; entre imediatamente em contato com o CETAS, Polícia Ambiental ou Guarda Civil Municipal da sua cidade, e informe a localização. O momento da captura e, principalmente, o transporte devem atender procedimentos próprios para cada espécie, garantindo a segurança tanto das pessoas quanto dos animais", enfatizou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/