Produção industrial baiana segue em alta em fevereiro, diz IBGE

MunicípiosEconomia baiana

Produção industrial baiana segue em alta em fevereiro, diz IBGE

Foi o 7° crescimento e o índice ficou acima do registrado no Brasil como um todo 

Crédito: Divulgação

Em fevereiro, a produção industrial da Bahia manteve-se em alta frente ao mês anterior, no caso, janeiro (1,8%), mostrando um segundo desempenho positivo consecutivo nessa comparação com ajuste sazonal (havia crescido 1,9% na passagem de dezembro/23 para janeiro).

O resultado da indústria baiana ficou bem acima do registrado no Brasil como um todo (-0,3%) e foi o 7° crescimento entre os 15 locais que têm informações para essa comparação. Dentre os 10 com aumento de produção, Rio Grande do Sul (9,4%), Amazonas (7,3%) e Espírito Santo (5,9%) lideraram

É o que mostram os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional, do IBGE.

Na comparação com fevereiro de 2023, a produção industrial da Bahia também cresceu (6,1%), apresentando o quinto resultado positivo consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior e o maior crescimento para um fevereiro desde 2020, quando a alta havia sido de 6,7%.

Também foi um resultado melhor do que o do país como um todo (onde a indústria cresceu 5,0%), mas apenas o 11o maior aumento entre os 18 locais que têm resultados nessa comparação, 16 dos quais registraram altas de produção, liderados por Rio Grande do Norte (67,3%), Rio Grande do Sul (18,3%) e Amazonas (17,2%).

Com esse segundo avanço, a indústria da Bahia acumula alta de 7,1% na produção, no primeiro bimestre de 2024, frente ao mesmo período do ano anterior. Também fica acima do país como um todo (4,3%) e é o 7o crescimento entre os 18 locais, todos eles mostrando altas nesse acumulado.

Já nos 12 meses encerrados em fevereiro, a produção industrial baiana voltou a subir (0,6%), após dez recuos seguidos. O índice continua, porém, abaixo do nacional (1%) e é o 2o menor entre os 18 locais pesquisados, 11 dos quais avançam.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/