Taxa de desemprego fica estável no terceiro trimestre de 2023 na Bahia

MunicípiosDiz IBGE

Taxa de desemprego fica estável no terceiro trimestre de 2023 na Bahia

Índice voltou a ser a maior do país 

Crédito: Divulgação

No terceiro trimestre de 2023, a taxa de desocupação na Bahia foi de 13,3%. Praticamente não houve mudança em relação ao trimestre anterior, quando o indicador havia ficado em 13,4%. Com isso, o estado voltou a ter a taxa de desocupação mais alta do país. Ainda assim, foi a menor para um terceiro trimestre em oito anos, desde 2015, quando havia ficado em 13%.

A taxa de desocupação na Bahia seguiu bem acima da nacional (7,7% no terceiro trimestre) e equivalendo a quase seis vezes a menor, registrada em Rondônia (2,3%).

O município de Salvador manteve, no 3º trimestre, uma taxa de desocupação maior do que a do estado como um todo (15,1%), mas que mostrou uma tendência de queda mais significativa frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 16%). A taxa de desocupação na cidade foi igual à verificada antes da pandemia, no 3º trimestre de 2019, e a menor, para o período, desde 2017 (14,3%).

Apesar do recuo, no terceiro trimestre Salvador também voltou a ter a maior taxa desocupação entre as capitais brasileiras.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS, que inclui a capital e outros 12 municípios), por sua vez, a taxa de desocupação continuou maior do que na Bahia e na capital: 16,5% no terceiro trimestre, praticamente a mesma do segundo trimestre.

Foi a menor para um terceiro trimestre em nove anos, desde 2014, quando havia ficado em 13,7%, e se sustentou como a segunda maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas em todo o Brasil, só discretamente abaixo da RM Recife (16,6%). 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/