Volume do setor de serviços na Bahia cresce 1,4% de setembro para outubro

MunicípiosSaiba mais

Volume do setor de serviços na Bahia cresce 1,4% de setembro para outubro

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE 

Crédito: Divulgação

Na passagem de setembro para outubro, o volume de serviços prestados na Bahia cresceu 1,4%, na série com ajuste sazonal, após ter apresentado dois recuos seguidos (-2,6% entre julho e agosto e -0,1% entre agosto e setembro).

Foi um resultado superior ao do Brasil como um todo, onde o setor recuou (-0,6%), e o 8º maior crescimento, num contexto em que 15 dos 27 estados mostraram variações positivas. Acre (6,6%), Paraíba (5,1%) e Rio Grande do Norte (3%) tiveram as altas mais significativas, e Mato Grosso (-7%), Mato Grosso do Sul (-5,8%) e Rondônia (-5,5%) tiveram as quedas mais intensas

As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

O volume do setor de serviços baiano também se manteve em alta na comparação com o mesmo mês do ano anterior (outubro/22). Mostrou crescimento de 5,9%, o 31º resultado positivo seguido nesse indicador (avança mês a mês desde abril de 2021) e o melhor para um mês de outubro em 11 anos (desde os 7,2% de 2012).

Nesse confronto, o desempenho do setor de serviços na Bahia foi, mais uma vez, bem superior ao registrado nacionalmente (-0,4%), sendo o 10º entre os 27 estados, 22 dos quais apresentaram avanços.

As maiores altas ocorreram em Acre (10,2%), Paraná (9,6%) e Maranhão (9,6%), enquanto São Paulo (-6,1%), Amazonas (-4,5%) e Rondônia (-3,5%) apresentaram os resultados mais negativos nessa comparação.

Assim, no acumulado de janeiro a outubro de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior, os serviços baianos acumulam crescimento de 6,9%, em um avanço superior ao nacional (3,1%) e o 12º mais elevado do país.

Os resultados do setor também seguem positivos, no estado, no acumulado nos 12 meses encerrados em outubro, com alta de 6,4%, também acima da verificada no Brasil como um todo (3,6%), e a 13a entre os estados. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/