Acervo centenário da Câmara Municipal será digitalizado

PolíticaModernização

Acervo centenário da Câmara Municipal será digitalizado

Documentos que guardam parte da história de Feira de Santana

Crédito: Mario Neto/ASCOM/CMFS
Com o objetivo de preservar documentos centenários, que guardam parte da história de Feira de Santana, e garantir amplo acesso à população, a presidente da Câmara Municipal, Eremita Mota (PSDB), vai dar início a modernização do acervo do arquivo do Poder Legislativo. A intenção é organizar e digitalizar o material e, mais tarde, revitalizar o local para a realização de visitas técnicas guiadas e pré-agendadas, webinários temáticos em parceria com instituições de ensino superior, além de lançamentos virtuais com estudantes, comunidade acadêmica e pesquisadores.

O acervo, de mais de 100 anos, conta com fotos e documentos importantes da cidade, como as primeiras atas das sessões da Câmara. O processo de modernização, que vai desde a separação do material a digitalização, será coordenado pela Diretoria do Legislativo.

De acordo com a presidente, com o passar do tempo e a falta de ações necessárias à conservação, os documentos encontram-se fragilizados, necessitando de iniciativas de restauro e conservação, desde o nível mais básico até o mais crítico, bem como ações de transformação digital que garantam o amplo acesso a população. "A maior está armazenada em caixas de papelão, o que não é aconselhável", diz Eremita.

Ela também destaca que o "ponta pé" inicial será dado com a colaboração dos servidores da Casa. "Vamos convida-los para ajudar nesse processo", ela diz, "pois são os mais aptos a dar início a esse trabalho tão importante para preservar a memória da cidade". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/