28% dos eleitores fizeram campanha para candidato a presidente no 1º turno, diz pesquisa

PolíticaDiz Datafolha

28% dos eleitores fizeram campanha para candidato a presidente no 1º turno, diz pesquisa

39% pretendem no segundo turno

Crédito: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (8), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", aponta que 28% dos eleitores diz que fez campanha para seu candidato ao planalto no primeiro turno da eleição. Para o segundo turno, 39% afirmam que pretendem fazer.

Entre os que declararam voto no presidente Jair Bolsonaro (PL), 47% disseram que farão campanha por ele. O índice é de 29% no eleitorado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

33% dos eleitores disseram ter feito campanha para Bolsonaro na primeira fase da eleição, valor que é de 29% entre os apoiadores de Lula.

No eleitorado de Simone Tebet (MDB), a terceira colocada no primeiro turno, 9% afirmara engajamento na campanha. Ciro Gomes (PDT), quarto colocado na votação, 14% citaram participação.

De acordo com a Datafolha, na fatia populacional de 16 e 24 anos, 21% disseram ter feito campanha por candidatos no primeiro turno, percentual que fica entre 28% e 30% nas parcelas de eleitores mais velhos.

No segundo turno, 41% dos homens e 37% das mulheres demostraram interesse em se engajar por um candidato.

A pesquisa ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 07 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/