Em encontro com empresários, Jerônimo Rodrigues defende tecnologia para desenvolvimento social

PolíticaAgenda na Espanha

Em encontro com empresários, Jerônimo Rodrigues defende tecnologia para desenvolvimento social

Delegação brasileira participou do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona

Crédito: Eudes Benício

O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, na manhã desta terça-feira (27), com as principais lideranças políticas e empresariais da delegação brasileira que participa do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. 

Diante de dezenas de empresários e representantes de organizações, o chefe do executivo baiano destacou a importância do uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento humano e de promoção de avanços em áreas como a educação.

"Precisamos ter o olho bastante aguçado com a educação, que as escolas passem a dominar o uso da tecnologia. Precisamos fazer com que a tecnologia seja um facilitador para o desenvolvimento humano", afirmou Jerônimo Rodrigues.

Além da temática levantada pelo governador, o encontro tratou do desafio da universalização do acesso à internet, principalmente na zona rural e interior dos estados. O incentivo à competitividade no setor de telecomunicações brasileiro, que pode se refletir em melhor qualidade dos serviços dessa área para a população, também foi discutido entre os participantes.

Também participaram da reunião, junto à comitiva baiana, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; senadores e deputados federais brasileiros, bem como diversas lideranças de organizações e empresários do setor.

"Cabe a nós buscar dar os encaminhamentos possíveis sobre todos esses temas. Os desafios estão postos, e o objetivo maior é chegarmos à universalização e, para isso, é importante o papel de todos envolvidos aqui", pontuou o ministro Juscelino Filho.

A Softex, uma das promotoras do evento, é uma organização social civil de interesse público (Oscip) que atua em prol do fomento da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. Já a TelComp é uma organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 75 empresas de telecomunicações.

Mobile World Congress

Após o encontro, o governador seguiu para o local onde acontece, também em Barcelona, o Mobile World Congress e cumpriu longa agenda fazendo um tour em estandes de iniciativas nacionais e internacionais. Com os grupos Telefonica e Starlink/Space X, Jerônimo participou de reuniões e foi apresentado aos projetos das empresas.

"Durantes esses encontros, dialogamos sobre a possibilidade de as empresas investirem na Bahia, mas também sobre tecnologias que a gente pode adquirir para diversas áreas, como educação, saúde, cultura, e como poderemos colher os benefícios dessas tecnologias", destacou Jerônimo.

Além de inovações e programas voltados à conectividade de escolas e ferramentas para o ensino público, também foram expostas ao governador alternativas de ampliação do acesso à internet, inclusive em zonas rurais, com uso de satélites.

No último compromisso do dia, Jerônimo participou de cerimônia no estande brasileiro no MWC 2024. Chamado de "Brasil it+", o espaço do Brasil reúne 21 startups nacionais com diferentes projetos tecnológicos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/