Em nota técnica, governo federal aponta cloroquina como segura e vacina não

PolíticaContramão

Em nota técnica, governo federal aponta cloroquina como segura e vacina não

Análise do Ministério da Saúde contraria a OMS e a comunidade científica

Crédito: Divulgação

Contrariando orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a comunidade científica, uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (21), aponta falta de segurança das vacinas contra a Covid-19 e classifica a hidroxicloroquina como segura.

Assinado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Helio Angotti Neto, o relatório em questão serviu como base para o governo federal rejeitar as diretrizes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), que defendia que o "kit covid" no SUS para tratar pacientes com o novo coronavírus.

Em entrevista ao G1, Letícia Sarturi, mestre em imunologia pela Universidade de São Paulo e doutora em biociências e fisiopatologia pela Universidade Estadual de Maringá, contestou a nota do Ministério da Saúde. "Temos já muitos estudos bem conduzidos, de qualidade, mostrando que a hidroxicloroquina não tem eficácia contra a Covid-19. Além dos estudos em populações que mostram a efetividade das vacinas e sua segurança. E para somar a isto, temos os números que mostram a redução do número de óbitos com o avanço da cobertura vacinal. Então, é uma mentira contada pelo próprio ministério, que ignora a ciência".

Ao rejeitar as diretrizes, Angotti Neto, no entanto, alegou "incerteza e incipiência do cenário científico diante de uma doença em grande parte desconhecida" e disse que a elaboração do parecer da Conitec "passou por processos de grande tumulto", que "pode ter pressionado" membros da comissão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/