Jerônimo Rodrigues saúda Iemanjá durante festejos no Rio Vermelho

PolíticaGovernador da Bahia

Jerônimo Rodrigues saúda Iemanjá durante festejos no Rio Vermelho

Foi a centésima edição da tradicional festa 

Crédito: Manu Dias/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues participou, nas primeiras horas desta quinta-feira (2), da centésima edição da tradicional festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao lado da da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de estado, ele caminhou em cortejo pelas ruas do bairro até a Colônia de Pescadores, onde visitou a Casa de Iemanjá e depositou um balaio de oferendas com presentes biodegradáveis para a divindade do candomblé e da umbanda, conhecida também como Rainha do Mar.

Jerônimo Rodrigues salientou que o governo estadual atua para que a celebração tradicional seja mantida. "É uma festa popular que as pessoas vêm e oferecem seus presentes. Os pescadores, com generosidade, emprestam a sua casa, e nós do Estado entramos com o nosso papel de garantir segurança pública e ações na área de saúde, para qualquer necessidade, e ainda a programação cultural". Ele também chamou atenção para a questão ecológica e pediu à população que ofereça apenas presentes sustentáveis "que possamos cuidar do meio ambiente e trazer produtos que sejam biodegradáveis, Iemanjá agradece, o mar também agradece", reforçou.

A entrega do presente foi uma ação do Governo da Bahia que está realizando ações integradas de diversos órgãos durante a festa. Com o tema 'Agô, Iemanjá', saudação em iorubá que significa pedir licença ao orixá, as ações acontecem até 3 de fevereiro e buscam valorizar a festa e promover uma campanha de conscientização ambiental. Estão envolvidos Secretária da Cultura (Secult), Turismo (Setur), Políticas para as Mulheres (SPM), Meio Ambiente (Sema), e Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Turismo e Meio Ambiente

A Setur montou um posto avançado de atendimento aos turistas que está funcionando no Freeshop, na Rua João Gomes. Além de prestar informações sobre as 13 zonas turísticas do estado, destacando a Baía de Todos os Santos, há também a realização de uma pesquisa sobre o perfil dos visitantes e a distribuição de flores brancas, como oferendas à Rainha do Mar.

Presente na ação, o Secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destacou que entre o conjunto de ações da pasta, o fomento ao turismo religioso se destaca no trabalho desenvolvido para o dia 2 de fevereiro. "O turismo religioso das religiões de matriz africana têm uma importância fundamental na promoção desse segmento. A festa de Iemanjá é a maior festa das religiões de matriz africana, e por isso, nos unimos a outras secretarias do Estado para potencializar essa festa e valorizar a religiosidade e a cultura baiana", pontuou.

Já a Sema, que antes da festa realizou a limpeza das praias do Rio Vermelho e da Paciência em parceria com ONG's, também promoveu nesta quinta-feira uma exposição fotográfica do artista plástico André Fernandes e o relançamento do aplicativo para celulares 'Vai dar Praia', que informa sobre a qualidade hídrica de praias na costa baiana que são monitoradas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Na sexta-feira (3), acontecerá uma nova ação de limpeza das praias do Rio Vermelho e Paciência e uma Remada de Integração Socioambiental, na praia da Preguiça, no Comércio. Após ação de retirada de resíduos das praias, o artista plástico André Fernandes criará uma obra para exposição 'O mar não está para plástico'.

Igualdade Racial e Política para as Mulheres

Com o mote 'O presente é para lemanjá, mas o respeito é para todas as mulheres', a equipe da SPM distribui nas ruas do Rio Vermelho, três mil ventarolas, mil adesivos, além de atuar em abordagens lúdicas de conscientização contra o assédio e à violência.

Já a Sepromi disponibiliza uma unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela no circuito da festa para acolher casos de denúncia de racismo durante a Festa de lemanjá. O ônibus está estacionado na Rua da Paciência, próximo à quadra de grama sintética, funcionando das 8h às 16h. Uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos das áreas de serviço social, psicologia e direito, realizam o atendimento.

Segurança

Na segurança, o evento conta com um efetivo de 718 policiais militares, bases móveis, drones, além de três pontos de abordagem com detectores de metais para coibir o porte de armas de fogo e objetos que possam colocar em risco a segurança das pessoas. Já o Corpo de Bombeiros levou 118 militares que permanecerão de prontidão para intervenções em possíveis ocorrências. Equipes dos 1° e 3° Grupamentos de Bombeiros Militar, do 12° GBM (Salvar) e do 13°GBM (Gmar) serão empregadas na festa. O Gmar vai atuar com duas embarcações e posto guarda-vidas, nas praias da Paciência, Fonte do Boi e Buracão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/