Joaquim Barbosa faz alerta ao TSE sobre atuação dos militares

PolíticaEx-ministro do STF

Joaquim Barbosa faz alerta ao TSE sobre atuação dos militares

O alerta foi feito por Barbosa ao comentar a intenção dos militares de fazer uma "apuração paralela"

Crédito: Divulgação

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi às redes sociais fazer um alerta indireto para o atual comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): "Olho vivo" nas Forças Armadas. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

O alerta foi feito por Barbosa ao comentar a intenção dos militares de fazer uma "apuração paralela" das eleições deste ano por amostragem, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo.

"Permitir que militares interfiram nesse tema vital à institucionalidade nacional equivale a fraquejar, ceder, abdicar aos sagrados deveres constitucionais. O que eles querem é criar o mínimo pretexto para perpetrar o golpe. Olho vivo neles!", escreveu Barbosa no Twitter.

Na sequência, o ex-presidente do STF afirmou também que não é o TSE que cria conflito ao negar que os militares participarão do processo de apuração dos votos nas eleições deste ano.

"Peraí. É o TSE quem vem há meses gerando balbúrdia no processo eleitoral? Imaginem as tensões constantes geradas por essa despudorada investida dos militares sobre o TSE. É vergonhoso", defendeu.

O ex-ministro disse ainda que o TSE está "certíssimo" ao não permitir que as Forças Armadas tenham acesso a qualquer dado fora do escopo que qualquer cidadão terá.

"No Brasil, organizar eleições, apurar os resultados e julgar os conflitos que elas geram são tarefas que a Constituição e as leis atribuem à Justiça Eleitoral", afirmou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/