Lula diz que vai vetar PL da Dosimetria: 'Têm que pagar pelos crimes'

Política PL da Dosimetria

Lula diz que vai vetar PL da Dosimetria: 'Têm que pagar pelos crimes'

Em entrevista a jornalistas, nesta quinta-feira (18), Lula afirmou que tem respeito pelo Congresso Nacional, mas vai exercer seu direito de vetar o texto. 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (18), que vai vetar o PL da Dosimetria que reduz as penas dos condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional e agora segue para sanção presidencial.

As pessoas que cometeram crime contra e democracia brasileira têm que pagar pelos atos cometidos contra esse País", disse o presidente da República.

"Nem terminou o julgamento, ainda tem gente sendo condenada e o pessoal já resolve diminuir as penas. Quero dizer pra vocês que, com todo o respeito que tenho pelo Congresso Nacional, quando chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém", acrescentou Lula, ao responder à primeira pergunta de entrevista coletiva concedida a jornalistas, no Palácio do Planalto.

"O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho o meu direito de vetar, e depois eles têm o direito de derrubar meu veto ou não. É assim que é o jogo", disse ainda.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Na prática, o projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria reduz a pena final de condenados por diversos enquadramentos dentro do mesmo ato golpista, inclusive nos processos já julgados ou pendentes sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e 2023.

Lula ressaltou que é preciso terminar o julgamento e ainda não foram descobertos os financiadores. "Eu acho que nós precisamos levar muito a sério o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023 e tem gente que quer que a gente esqueça, mas não podemos esquecer porque se a democracia esquecer da importância que ela tem para uma nação, a gente termina perdendo o jogo", afirmou.

O projeto aprovado também cria uma regra de redução de pena para situações em que o crime for cometido em contexto de multidão. Nesse caso, quem não tiver financiado ou liderado as ações poderá receber um redutor de um terço a dois terços. A medida distingue quem atuou sem protagonismo de figuras organizadoras ou financiadoras dos atos antidemocráticos.

O texto promove uma alteração na Lei de Execução Penal, para prever quando o condenado poderá passar para um regime mais brando. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/