Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

PolíticaPrevenção

Pedro Américo propõe Plano de Adaptação à Mudança do Clima

O vereador justifica que Feira de Santana sofre tanto em épocas de chuva, quanto de estiagem

Crédito: Adriele Mercês/ ASCOM

O vereador Pedro Américo (Cidadania) não apenas propõe, mas defende com veemência um plano abrangente para lidar com os desafios da mudança do clima em nível municipal. Sua proposta visa implementar medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico diante dos efeitos adversos esperados.


"É crucial agir agora para proteger nossa cidade dos impactos cada vez mais evidentes da mudança do clima", enfatiza o vereador.

As propostas do parlamentar feirense incluem a edição de leis, decretos e planos municipais específicos para a adaptação à mudança do clima, levando em conta que Feira de Santana sofre tanto em épocas de chuva, quanto de estiagem.

Pedro destaca princípios, como a gestão e redução do risco climático, o estabelecimento de instrumentos econômicos e socioambientais, a integração entre estratégias de mitigação e adaptação, a sinergia com políticas de proteção civil e a identificação de prioridades com base em setores e regiões vulneráveis. "Devemos priorizar a segurança e o bem-estar de nossa população diante dos desafios climáticos em constante evolução", ressalta Pedro Américo.

Uma das iniciativas apresentadas pelo edil é a proposta de criação de auxílio financeiro para famílias prejudicadas por desastres naturais, como alagamentos, no valor de até três salários mínimos, um projeto de lei proposto por ele já em 2021, que não foi aprovado pela Casa.

"A população necessita de suporte imediato diante das adversidades causadas por eventos climáticos extremos. Todos os anos Feira de Santana sofre com as chuvas que estão ficando cada vez piores e devastando cada vez mais a população", destaca o vereador.

Pedro Américo também defende a criação do 'Grupo Permanente de Manutenção e Gestão de Riscos', visando à prevenção e ao gerenciamento de áreas de risco na cidade. "É essencial termos uma abordagem proativa na gestão dos riscos climáticos para proteger nossos cidadãos", ressalta o parlamentar.

Destaca-se ainda a Lei Municipal Nº 4.140, de maio de 2023, que busca fortalecer o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana, demonstrando o compromisso do vereador com a segurança e o bem-estar da população. "Devemos fortalecer nossas estruturas de proteção civil para enfrentar os desafios climáticos com determinação e eficácia", afirma Américo.

Embora Feira de Santana possua um Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, Américo ressalta a necessidade de decisões políticas e recursos para implementar ações imediatas diante dos desafios climáticos enfrentados pela cidade, especialmente em bairros vulneráveis, como Baraúnas, Campo Limpo, George Américo, CJ. José Ronaldo, Jardim Acácia, Novo Horizonte, Feira X, e na zona rural. "Nosso plano é um passo crucial para garantir a resiliência de nossa cidade diante dos desafios climáticos em evolução", conclui o vereador.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/