Senador pede que STF inclua atos no DF em inquérito das milícias digitais

PolíticaPetição entregue

Senador pede que STF inclua atos no DF em inquérito das milícias digitais

Randolfe Rodrigues aponta 'escalada antidemocrática'

Crédito: Divulgação

senador Randolfe Rodrigues (Rede) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que as ações violentas registradas em Brasília na noite desta segunda-feira (12) sejam investigadas no bojo do inquérito das milícias digitais, em trâmite na Corte máxima.

Integrante da equipe de transição do governo Lula, o parlamentar aponta 'escalada antidemocrática' e classifica como 'sem precedentes' a conduta de bolsonaristas que tentaram invadir a sede da Polícia Federal e atearam fogo em carros e caminhões.

Como mostrou o Estadão, o estopim para os atos violentos foi a prisão temporária do líder indígena José Acácio Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro, por suspeita de supostos crimes de ameaça, perseguição e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A medida foi decretada por Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República.

De acordo com a PF, o líder indígena teria realizado atos antidemocráticos em frente ao Congresso, no Aeroporto de Brasília - onde a área de embarque foi invadida -, no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde estão o presidente e o vice-presidente da República eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin.

A conduta dos bolsonaristas após a prisão de Xavante levou o Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal e a Tropa de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal a cercarem o hotel onde estão hospedados Lula e Alckmin.

Na petição protocolada nesta terça-feira (13) Randolfe diz que o 'caos foi instaurado' em Brasília na noite de segunda e argumenta que a investigação sobre ataques ao regime democrático é o melhor instrumento para apurar os atos de vandalismo cometidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

O senador pede uma investigação detalhada sobre as circunstâncias dos atos de violência 'com a punição exemplar dos envolvidos, inclusive daqueles que os financiaram e dos que os apoiaram ou incentivaram politicamente'.

Randolfe pede inclusive apuração de eventual cometimento do hediondo crime de terrorismo. Além disso, o senador requer que o Supremo determine a desmobilização de acampamentos bolsonaristas em frente a prédios públicos em Brasília.

Também foi pedido que a Procuradoria-Geral da República seja instada a promover a desocupação, 'inclusive com eventual força policial', das adjacências do Palácio da Alvorada 'com o fito de preservação do patrimônio público e de manutenção do simbolismo democrático estatuído na figura palaciana'.

O senador pede, ainda, que as vias em torno do Planalto sejam bloqueadas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/