Sesab nega falta de vacinas em Feira de Santana e culpa Colbert Martins

PolíticaSaiba mais

Sesab nega falta de vacinas em Feira de Santana e culpa Colbert Martins

Pasta afirma que enviou seringas e doses suficientes

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirma que não faltam vacinas ou seringas para a ampliação da cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana. De acordo com a pasta, a Prefeitura, liderada pelo prefeito Colbert Martins (MDB), não tem gerido de forma correta os materiais disponibilizados para o município. A informação foi divulgada em nota oficial nesta quarta-feira (15).

Em 2022, o número estimado de nascidos vivos na localidade era de 9.380 e tem-se registrado o envio de 12 mil seringas e quantitativo de doses suficientes para atender a demanda, incluindo a eventual perda técnica operacional, acrescenta a Sesab.

"Por se tratar de um município grande, ele é representativo dentre os 417 municípios e faz baixar a média estadual. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do público-alvo. Essa vacina é importantíssima, pois protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro)", disse a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

A pasta ainda afirmou ser lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana divulgue que faltam seringas para a vacinação de crianças com até 1 ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana é de apenas 54,32%, enquanto a média da Bahia alcança 83,43%.

"Somente este ano foram enviadas duas remessas de insumos ao município de Feira de Santana, sendo a primeira de 1.400 seringas e outra com 2 mil unidades. Tanto o imunobiológico quanto o insumo para aplicação da BCG são adquiridos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e importados da Índia. Cabe aos estados a distribuição para os municípios, enquanto a gestão municipal deve construir estratégias eficazes para imunizar a população", destacou a Sesab, ainda em nota.

Investimentos

A pasta ainda lembrou o lançamento do Programa Vacina Bahia pelo Governo do Estado, há menos de um mês. A ação visa aumentar a cobertura vacinal, principalmente no grupo de crianças com até um ano de idade.

Além de campanhas de incentivo à imunização, o estado disponibilizará recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais. Serão disponibilizados, por município, dois técnicos de enfermagem com experiência em imunização por seis meses e também um computador para ser utilizado em sala de vacina. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/