Sete bolsonaristas são denunciados por fake news sobre o RS

Políticafake news

Sete bolsonaristas são denunciados por fake news sobre o RS

A representação visa impedir que parlamentares usem a tribuna da Câmara para divulgar informações falsas 

Foto: Câmara dos Deputados

 Deputados do PSOL formalizaram uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete parlamentares bolsonaristas, acusando-os de disseminação de fake news sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul. A ação foi proposta pela deputada federal gaúcha Fernanda Melchionna.

Cinco deputados são do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro: Filipe Martins (PL-TO), Gilvan da Federal (PL-ES), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Caroline de Toni (PL-SC) e General Girão (PL-RN). Os outros dois são do União Brasil, Coronel Assis (União-MT) e Coronel Ulysses (União-AC).

A representação visa impedir que parlamentares usem a tribuna da Câmara para divulgar informações falsas sobre a tragédia no Rio Grande do Sul. Segundo a ação movida, alguns deputados reproduziram desinformação sobre o transporte terrestre de doações para o estado, prejudicando o fluxo da ajuda humanitária.

Um dos pontos destacados da denúncia é a afirmação falsa feita por Bilynskyj de que uma clínica médica que oferecia atendimento gratuito teria sido fechada pela Vigilância Sanitária, o que foi negado pelo órgão. O bolsonarista também insistiu em divulgar que a distribuição de medicamentos estava sendo interrompida, o que foi negado pela Anvisa.

Governo e Polícia Federal – Em resposta à disseminação dessas notícias falsas, o governo federal lançou uma campanha de conscientização. Na semana anterior, o governo já havia solicitado à Polícia Federal que abrisse inquérito contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o coach bolsonarista Pablo Marçal por suas mentiras sobre as chuvas.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/