Transição estuda responsabilizar proprietários de armas por crimes cometidos por menores

PolíticaSegurança Pública

Transição estuda responsabilizar proprietários de armas por crimes cometidos por menores

No Brasil, as armas são liberadas pela PF e pelo Exército

Crédito: Divulgação

A equipe de transição da Justiça e Segurança Pública estuda criar uma área específica para armas no Ministério da Justiça e Segurança Pública (ou somente Segurança Pública) e responsabilizar donos por crimes cometidos por menores de idade com armas deles.

Segundo Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo de armas na equipe da Justiça e Segurança Pública, há a possibilidade de se criar uma secretaria voltada ao tema de armas. Um dos objetivos é conseguir integrar o banco de dados do Exército e da Polícia Federal e compartilhar esses dados com as polícias estaduais.

"A política pública que nós vamos estabelecer é uma política de controle e de verificação. O grupo está fazendo um trabalho preliminar, um diagnóstico. Hoje a população civil armadas é de contingente quase igual a soma da polícia civil e dos militares. O diagnóstico é de descontrole", afirmou Carvalho na tarde desta quarta-feira (29) no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, onde o governo de transição se reúne.

No Brasil, as armas são liberadas pela PF e pelo Exército. Na Força, ficam registradas armas de CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), das Forças Armadas e o armamento particular de militares, incluindo policiais e bombeiros.

É pela PF que o cidadão comum pode ter a posse de arma para defesa pessoal. No Sistema Nacional de Armas (Sinarm) também ficam cadastradas armas da Polícia Civil, guarda municipal, caçador de subsistência, servidor público e lojas de armas.

Documentos obtidos pela Folha de S.Paulo apontam que o Exército e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por exemplo, não avançaram na integração de sistemas que facilitariam o rastreamento de armas e munições no país e ajudariam na resolução de crimes.

Uma das integrações previstas seria a do Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército (Sisnar) com o Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (Sinesp).

O Sinesp é o sistema do Ministério da Justiça que agrega dados de segurança pública e pode ser acessado por policiais estaduais, PF e PRF. Atualmente, ele é a principal ferramenta usada no dia a dia de policiais para o rastreamento de armas.

No entanto, não agrega dados do Exército, que é o órgão responsável por registrar armas de CACs, militares das Forças Armadas e policiais. Integrados, os dois sistemas fariam com que quem trabalha na área de segurança pública e no Exército tivesse acesso a todas as bases de dados.

Outro ponto discutido é criar normas que responsabilizem os donos de armas por crimes cometidos por menores de idade com o artigo bélico. A leitura é de que os pais têm responsabilidade sobre o descuido com o objeto. A ideia foi lançada pelo deputado Paulo Teixeira (PT), no entanto, não há detalhes de que tipo de norma seria essa.

Isso seria aplicado, por exemplo, em casos como o de Aracruz, Espírito Santo, em que um jovem invadiu duas escolas, matou quatro pessoas e feriu outras na última sexta-feira (25).

O adolescente disse em depoimento à polícia que manuseava a arma do pai escondido e se preparou para o ataque assistindo a vídeos na internet. Sozinho em casa, o adolescente pegou as duas armas, os carregadores com as munições e um dos carros da família.

Após cometer os ataques, matando três professoras e uma aluna, ele voltou para casa e guardou as armas do pai dentro do guarda-roupa, embaixo de algumas roupas e dentro do coldre, local onde o armamento costuma fica. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/