TSE decide cassar mandatos de vereadores de cidade baiana por fraude em cota de gênero

PolíticaBahia

TSE decide cassar mandatos de vereadores de cidade baiana por fraude em cota de gênero

 Em março, o TSE já havia formado uma maioria a favor da cassação, com quatro ministros votando pela perda de mandato dos vereadores

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação da chapa do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na eleição de vereadores do município baiano de Central, realizada em 2020. A decisão confirma a fraude à cota de gênero, conforme defendido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O partido teria lançado candidaturas fictícias de mulheres, não cumprindo a cota de gênero exigida por lei.

Em março, o TSE já havia formado maioria a favor da cassação, com quatro ministros votando pela perda de mandato dos vereadores Reinan de Renato e Professor Ézio, ambos do PSB. O julgamento, no entanto, foi interrompido após o pedido de vistas do ministro Kassio Nunes Marques, adiando a decisão final.

Como se trata de um julgamento virtual, os ministros votam digitalmente e a sessão tem dia e hora para começar e acabar. No caso deste julgamento, será finalizado no próximo dia 16. Mas a decisão já está tomada. O advogado eleitoralista Thiago Santos Bianchi, que atuou no caso e realizou a sustentação oral no plenário do TSE, destacou a gravidade da fraude e explicou o que deve acontecer agora.

"A consequência agora é que, após a proclamação do resultado, será oficiado à Justiça Eleitoral de Central para retotalização e nova distribuição de cadeiras. A Câmara dará posse aos suplentes que se tornarão titulares. Não é necessário esperar a publicação do acórdão de julgamento; apenas a certidão de julgamento já autoriza a Justiça Eleitoral de Central a dar cumprimento", explicou. Após a proclamação do resultado, a Justiça Eleitoral de Central será oficiada para a recontagem dos votos e a nova distribuição das cadeiras na Câmara Municipal. A recontagem de votos e a posse dos novos vereadores vai alterar a composição atual da Câmara Municipal de Central. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 15 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/