Feira de Santana é referência no tratamento do câncer de mama

Saúde e Bem Estar​Diagnóstico ao combate

Feira de Santana é referência no tratamento do câncer de mama

Nos últimos anos ocorreram importantes avanços nos tratamentos 

Toque, prevenção, autocuidado, um gesto de amor que parte de cada mulher consigo, é disso que se trata a campanha nacional do outubro rosa, à favor da conscientização acerca do câncer de mama e cuidados para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Nos domingos do mês de outubro, o Jornal Folha do Estado abraça a causa e tratará do tema em uma série de reportagens especiais e exclusivas. Na matéria do último domingo (3), visitamos os centros de tratamentos da cidade e o tema é o passo a passo, do diagnóstico ao tratamento do câncer de mama. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em todas as regiões, conforme dados do INCA.

Contudo, nem por isso o diagnóstico se trata apenas de uma sentença negativa, sem chances de uma vida saudável após o tratamento - ou ainda, pouca expectativa de sobrevivência ao passar por essa fase. Nos últimos anos ocorreram importantes avanços nos tratamentos, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes, assim como a busca da individualização de todo esse processo.

Feira de Santana conta com um hospital referência em prevenção e tratamento do câncer de mama, o CMPC - Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez, que realiza uma média de 250 atendimentos diariamente. No local são disponibilizados serviços de consulta, ultrassom, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A equipe é composta por urologistas, oncologistas e mastologistas, além de clínicos. De fevereiro a setembro deste ano, em média de 20% dos casos identificados na unidade foram de câncer de mama.

Kênia Lasse, diretora do CMPC explicou o passo a passo da paciente que chega ao centro de tratamento diagnosticada com câncer. "Assim que o mastologista identifica alguma alteração nos exames que possa ser câncer de mama, ela é encaminhada para o CMPC, onde recebe o primeiro diagnóstico e vai fazer uma ultrassom. Com esse resultado, ela vai fazer uma punção, e dependendo do resultado passa novamente pelo médico, se der uma alteração, ela vai para o oncologista. Esse profissional é quem vai dar o encaminhamento para o UNACON - Unidade de Alta Complexidade em Oncologia", explicou.

A UNACON segue a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde, e tem como objetivo a redução da mortalidade e incapacidade causadas por esta doença e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos. A unidade de Feira de Santana recebe pacientes de todo o Estado. A unidade é mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma entidade filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que faz parte da rede complementar de saúde, prestando serviços na área de assistência à saúde há mais de 100 anos, ao município e macrorregião.

Após o encaminhamento do CMPC, o paciente passa a receber os cuidados na unidade, como explica Gabriela Guirra, responsável pela Assistência Social do UNACON. "Quando a paciente chega aqui, ela tem toda uma equipe multiprofissional para suporte. Temos o serviço social, psicologia, nutrição, médicos e enfermeiros, todos esses profissionais partem para tratar e fazer tudo que pudermos para essa mulher, porque é um momento realmente de muita fragilidade. Hoje em dia, receber o diagnóstico de câncer, não é mais uma sentença de morte, e a gente tenta mudar isso na cabeça delas também, esse estigma tem sido quebrado e as mulheres sabem que a doença tem cura", disse.

Autoexame

Práticas como autoexame, adoção de bons hábitos de vida e manutenção de exames em dia contribuem para detecção precoce da doença e reduz o risco de adquiri-la. A adoção de práticas de saúde e de prevenção, voltadas ao autocuidado com o corpo pelo toque das mamas, incorporação de hábitos saudáveis de vida e a realização de exame de mamografia são ressaltados neste mês. "É importante que a gente fale sempre da importância dos exames, de mamografia, ultrassons, ir ao médico periodicamente, para que o câncer possa ser detectado o mais precocemente possível, o quanto mais rápido se detectar, mais fácil será o tratamento, e a ideia é justamente essa, porque a gente não tem como dizer que qualquer ação vai prevenir o câncer, então falar de autoexame é necessário para mulheres de todas as idades", explicou Gabriela Guirra.

"O autoexame é simples e leva apenas alguns minutos, devendo a mulher observar a mama em frente ao espelho e verificar se há alguma alteração na pele, no seu aspecto ou se há algum tipo de secreção no mamilo e, na sequência, apalpar as mamas, de preferência deitada, Ao fazer o autoexame a mulher precisa estar atenta a sintomas como o aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila; dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama); presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não; inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha; irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja; vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama", explica o mastologista César Bravo.

Ações do outubro Rosa

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana abrirá nesta segunda-feira (4), no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), das 8h às 13h, a programação alusiva ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Neste dia, as mulheres serão orientadas sobre os serviços ofertados no período e como poderão agendá-los.

Até o dia 15, elas vão participar de palestras, dinâmicas e oficinas sobre o autocuidado. Também poderão marcar exames, como o preventivo, ultrassom mamária, mamografia e ultrassom transvaginal, através do número (75) 3602-7340 ou no email (outubrorosa@fhfs.ba.gob.br).

Já o UNACON realizará no dia 19, uma feira de saúde, no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara, com vários estandes com alguns serviços de orientação, prevenção, autoexame, alimentação saudável e atividade física. Então, assim, vai ser uma manhã toda voltada para a questão de saúde, focando na questão da prevenção do câncer de mama, principalmente com autoexame para as mulheres. E na unidade, durante todo o mês, durante as semanas, acontecerão algumas ações voltadas para as pacientes que fazem tratamento, como atividades lúdicas, música, e atividades voltadas para elevar a baixa autoestima das pacientes.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/