Número de médicos na Bahia cresce 74% em 13 anos

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Número de médicos na Bahia cresce 74% em 13 anos

Maioria está em Salvador 

Crédito: Reprodução/Pexels

Desde 2011 até agora, o número de médicos na Bahia cresceu 74%, de acordo com os dados da Demografia Médica 2024, realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Divulgado nesta segunda-feira (8), o levantamento mostra que o estado, na época, contava com 17.014 médicos e chega atualmente a 29.611 profissionais. A densidade por mil habitantes saiu de 1,21 para 2,09 médicos a cada mil pessoas no estado.

"A pesquisa aponta o crescimento no número de médicos por habitantes, mas é preciso ressaltarmos que quantidade não é qualidade. Estamos diante de uma preocupante onda de abertura de novas escolas médicas sem critérios técnicos e estrutura mínima para garantir uma boa formação. Além disso, os vínculos empregatícios dos médicos continuam precarizados, a gestão pública de saúde segue deficitária, revelando não ser a quantidade de profissionais da Medicina no mercado de trabalho, que, por si só, irá resolver a questão da saúde no estado", observa o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia.

Na Bahia, o número de médicas sobrepõe o de médicos, 15.150 contra 14.461, respectivamente. A média de idade desses profissionais é de 45,47 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 18,81 anos. Ao longo do território, é possível notar que 16.309 médicos trabalham na cidade de Salvador, representando 55% do total, e 13.302 no interior.

A capital da Bahia se destaca com uma média de densidade médica, com 6,73 médicos para cada mil habitantes. Por outro lado, no interior, esse dado é de 1,13 por mil habitantes. A maioria dos médicos não possui Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE): 14.916, e outros 14.695 são especialistas (têm RQE).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/